in

Novela medieval é a nova aposta da Globo

“Deus Salve o Rei” terá como cenário dois reinos: Montemor e Artena que vivem em paz, mas as consequências de uma escolha mudarão seus destinos

Aurora grava clipe da música de abertura da novela

Pega Pega vem acertando em cheio com sua trama misturando comédia e ação e está agradando o telespectador, mas a trama já começa a caminhar para seus momentos finais e em breve a emissora deve estrear “Deus Salve o Rei”, uma novela de época com cenário medieval, que tem tudo para agradar. “A novela é uma trama medieval que tem como ponto de partida dois príncipes que não querem o trono. É uma história que tem já, na essência, um elemento muito dramático e muito cômico entre esses dois príncipes, irmãos: um com medo de ser rei e outro abdicando ao trono por amor a uma plebeia”, revela o autor Daniel Adjafre.
Como a Globo é a Globo, e sempre quer trazer novidades para prender o telespectador, a cantora norueguesa Aurora, de 21 anos foi a escolhida para gravar a música tema da novela. As cidades cenográficas de “Deus Salve o Rei”, que abrigam os reinos de Montemor e Artena, foram palco da gravação do clipe “Scarborough Fair”. “Esse cenário é mágico. Adoraria viver aqui”, brincou Aurora em um intervalo de gravação, comandada por Ricardo Spencer, que foi convidado especialmente para dirigir o clipe. A ideia de chamar Aurora para cantar a música surgiu de uma fã da cantora, Olívia Mamberti, filha do diretor artístico Fabrício Mamberti. Foi ela que apresentou ao pai o universo da jovem artista. “Criamos um arranjo diferente para “Scarborough Fair” e convidamos a Aurora. A gravação do clipe na nossa cidade cenográfica durou um dia inteiro, com vários elementos da novela, figuração, tudo montado. O resultado está ficando maravilhoso”, adianta o diretor.
Há décadas, os reinos de Montemor e Artena vivem em paz, e tudo continuaria assim se as consequências de uma escolha não mudassem o curso de seus destinos.
Afonso (Rômulo Estrela), príncipe herdeiro de Montemor, é um homem honrado, justo e que, desde criança, foi preparado para, um dia, assumir o trono. Exatamente o oposto de seu irmão caçula, o irresponsável e inconsequente Rodolfo (Johnny Massaro), que só pensa em aproveitar as mordomias de sua vida de príncipe. Ele se envolverá com a trambiqueira Lucrécia (Tatá Werneck).
Montemor é um reino próspero, rico em minério de ferro, mas onde falta algo essencial para sua subsistência: água. Artena, por outro lado, possui este recurso em abundância. Um acordo, há muitos anos vigente entre os dois reinos, garante que o minério produzido em Montemor seja fornecido à Artena em troca de sua água.
Artena é governada pelo rei Augusto (Marco Nanini), um homem sábio e benevolente, que tem em sua filha, a princesa Catarina (Bruna Marquezine), sua sucessora. Mas Catarina, ao contrário do pai, tem planos mais ambiciosos para seu reino, e não medirá esforços para conquistar seus objetivos.
A morte da rainha Crisélia (Rosamaria Murtinho), avó de Afonso e Rodolfo, abala perigosamente a paz até então mantida entre os dois reinos. Afonso logo deverá se tornar rei, mas o amor pela plebeia Amália (Marina Ruy Barbosa), de Artena, o faz abdicar do trono, entregando o posto a seu despreparado irmão, o que torna ainda mais frágil as relações com o reino vizinho. E, neste momento, Catarina tem uma grande oportunidade de colocar em prática seus planos expansionistas.
“Deus Salve o Rei” trata das escolhas e suas consequências, e questiona o poder do destino na vida das pessoas. “É uma novela que parte de uma linha dramática destes dois reinos, que dependem um do outro, e num determinado momento entram em conflito. Partimos do drama para chegar no humor”, explica o diretor artístico Fabrício Mamberti.
Pode-se dizer que os atores Rômulo Estrela e Johnny Massaro estão com tudo na Globo e já são considerados atores do primeiro escalão da emissora. Rômulo brilhou em “Novo Mundo”, vivendo Chalaça, o assessor e melhor amigo de Dom Pedro (Caio Castro). O personagem era chamado carinhosamente de “Chalacinha”, pelo príncipe herdeiro. Já Johnny Massaro ainda pode ser conferido na telinha, com seu personagem Geraldinho Bulhosa, na série cômica “Filhos da Pátria”. Ambos tiraram a sorte grande, tendo a oportunidade que muitos estão procurando: protagonizar uma novela da Globo.
Agora resta saber como será a reação do telespectador. A trama tem tudo para agradar e cair no gosto popular, assim como foi “Que Rei Sou Eu?”, novela do saudoso Cassiano Gabus Mendes, que também misturava drama e comédia, vivida num reino fictício em uma época medieval. O folhetim foi ao ar em 1989 e fez enorme sucesso. Tanto que já foi reprisada no Canal Viva e pode ser encontrada em DVD, pela Som Livre.
A esperança do autor e diretores de “Que Deus Salve o Rei” é que a novela cai no gosto do telespectador. Mas se isso acontecerá, somente o tempo dirá!