in

Desenvolvendo a resistência e a força do corpo com o CrossFit

O CrossFit é promove definição muscular, força e equilíbrio. Deve ser praticado com a supervisão de um profissional qualificado na área

O CrossFit é um treinamento individual, programado de acordo com a capacidade, condições físicas e necessidades de cada praticante

O CrossFit já não é exatamente mais novidade nas academias e ganhou muitos adeptos e adeptas. É o exercício ideal para quem está em busca de definição muscular. A modalidade é capaz de atuar em todas as capacidades do corpo fazendo com que em apenas um exercício seja trabalhado o corpo todo.

Os praticantes começam com um aquecimento, geralmente um segmento de treinamento de força e depois vem o Treino do Dia, ou seja, um programa elaborado individualmente e que muda de dia para dia.  O Treino do Dia inclui exercícios funcionais e de alta intensidade que duram de 5 a 20 minutos.

O grande intuito dos treinos de CrossFit é proporcionar condicionamento físico e desenvolvimento da massa muscular, para assim obter definição. O treino é acompanhado por cargas, que o aluno deve usar durante as aulas, e quanto maior a sua força, mais peso deverá ser usado para proporcionar intensidade ao exercício.

Os especialistas explicam que o objetivo principal do CrossFit é melhorar a resistência aeróbica e aumentar a força, sendo que isto vai gerar mudanças no corpo. Os resultados obtidos são individuais e depende de cada organismo. A prática pode promover a queima de gorduras, mas este não é o objetivo principal.

Para que o CrossFit seja realizado é exigido todo um preparo pelo aluno, pois é necessário ter flexibilidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora e precisão. Os exercícios sempre são realizados com extrema potência e intensidade, para que o resultado seja obtido de forma mais rápida, e para que forneça um melhor efeito para o corpo.

Publicidade
dom-bosco-jno

É necessário sempre ter o acompanhamento de um instrutor, e esse deve passar os exercícios que devem ser realizados conforme o resultado que se busca e a condição física. Um check up é altamente recomendado para que o instrutor conheça melhor organismo e possiblidades do praticante da modalidade.

Os exercícios são realizados conforme a escolha do indivíduo, e executados com o auxílio de acessórios para musculação, como pesos, barras, bicicleta, cordas, elásticos e outros tipos de itens que podem proporcionar maior auxilio.

Com auxílio de um instrutor e uma dieta equilibrada os resultados logo serão notados, e após algum tempo de persistência, o corpo ficará totalmente definido e modelado, com exercícios prazerosos de serem realizados. O CrossFit ainda queima cerca de 1000 calorias em uma aula de 60 minutos, acelera o metabolismo, ajuda no funcionamento do organismo e desenvolve massa muscular.

Não se pode deixar de mencionar que é preciso tomar cuidado com a picaretagem, ou seja, alguns locais oferecem a prática do CrossFit, mas com instrutores que não têm o devido preparo. Desconfie de preços baixos e de locais que não exijam exames médicos recomendados.

Como já mencionado, check up é importante para se verificar as condições cardíacas, por exemplo, para que a prática do exercício seja prazerosa e eficaz para o objetivo que se propõe o praticante.

Se você está em busca de saúde e bem-estar – e beleza também – agende uma aula experimental numa academia. Converse com os profissionais que te atenderão lá, fale abertamente o que incomoda em seu corpo. Certamente terão um programa através do qual você obterá as mudanças que tanto almeja em seu visual.