in

Lixo e mato alto na entrada da cidade provocam insatisfação em moradores

Trecho próximo à Rodovia Walter Manzato acumula lixo, mato alto e cenário de descuido com a cidade, segundo moradores; eles questionam se entulho deve ser ‘cartão de visita’ de Nova Odessa

lixo-e-mato-alto-na-entrada-da-cidade-provocam-insatisfacao-em-moradores-jno

Paulo Medina
[email protected]

Nos últimos dias, a entrada de Nova Odessa tem sido marcada por uma triste realidade, segundo moradores: o acúmulo de lixo no canteiro central da Avenida Carlos Botelho, no terreno às margens da via e até mesmo em ponto de ônibus.
Os problemas se concentram na saída da Rodovia Walter Manzato em direção ao Centro da cidade. O cenário de descaso tem gerado reclamações entre os moradores.
“A situação se agrava e os dias vão passando, faz um tempo que o lixo está aqui. O lixo continua a se acumular, cria um aspecto visual desagradável logo na entrada da cidade, é um risco de saúde e do meio ambiente também. Dava para a Prefeitura saber quem foi, tem câmeras espalhadas pela cidade. Esse é o cartão de visita para quem entra na cidade?”, questiona o morador do São Jorge, que pediu para ser identificado apenas como Valdir, que estava na Avenida Carlos Botelho visualizando a situação.
Ele argumenta que a presença de resíduos nas vias públicas pode atrapalhar o trânsito e comprometer a segurança dos pedestres e motoristas que circulam pela região.
Outro problema apontado é a falta de fiscalização para solucionar a questão. O descarte irregular tem sido uma preocupação recorrente para o morador, que cobra a implementação de ações eficazes de conscientização e fiscalização por parte da Prefeitura para coibir essa prática prejudicial.
“A hora que eu desci do ônibus, que eu vi aquele monte de lixo jogado. O que é isso? Se foi o Mercado Dia que fechou e jogou o lixo ali, a obrigação é mandar o Mercado Dia tirar o lixo. Sabe, alguém colocou o lixo lá, o lixo não foi lá sozinho. Agora, não tem a limpeza urbana? Tem”, reclamou o morador do Jardim Santa Rosa, Paulo Guilherme Lima de Barros.
A Prefeitura informou que o local está na programação das equipes para receber serviços de zeladoria nos próximos dias. “O cronograma é constante e abrange toda a cidade, várias vezes ao ano”, afirma.