in

SESSÃO

camara-de-nova-odessa-volta-a-realizar-sessoes-completas-na-proxima-semana-jno

Devido ao ponto facultativo decretado ontem por causa do feriado municipal desta terça-feira, dia 15, a sessão da Câmara de Nova Odessa ocorre na quarta, dia 16. Como tem ocorrido durante a pandemia, os vereadores se reúnem a partir das 14 horas por meio de videoconferência, com transmissão ao vivo pelo site oficial (www.camaranovaodessa.sp.gov.br) e a página do Poder Legislativo no Facebook (‘Câmara Nova Odessa’). Na pauta estão oito requerimentos, uma moção e um projeto de lei.

AUDIÊNCIA

Apesar do feriado da padroeira de Nova Odessa, a Câmara realiza hoje virtualmente, a partir das 19 horas, a quinta e última das audiências públicas para apresentação e discussão do projeto do Plano Diretor Participativo. Foram protocoladas 79 emendas por vereadores, boa parte com base em sugestões dadas por munícipes que participaram, online ou presencialmente, das audiências. Mas há rumores de que a questão pode ter um desfecho judicial, o que desperdiçaria – por mais um ano – os esforços de funcionários da Prefeitura e da Câmara.

RACHA

Com a desistência da vereadora Carla Lucena (PL) de ser candidata a prefeita, parece esfriar o rompante opositor de Wladiney Pereira Brigida, o Polaco (PL). O suplente de Carol Moura (Podemos) assumiu a cadeira após a renúncia da titular e voltou como um ferrenho crítico do atual governo. No entanto, nas últimas semanas os dois vereadores do PL tiveram votações diferentes em alguns assuntos, dando pinta de que um possível ‘racha’ dentro da bancada e talvez caminhos políticos distintos.

CANDIDATOS

Os partidos políticos de Nova Odessa já definiram quatro candidaturas a prefeito e vice: Dr. Lourenço e Vagner Barilon pelo PSDB; Capitão Jackson e Tenente Secco pelo Avante; Dr. Nivaldo (Republicanos) e Wagner Longui (Cidadania); Tiago Beroco (PT) e Helinton Escorpeli (PCdoB). Ainda é aguardada a oficialização de Tiago Lobo pelo PV, que realiza sua convenção municipal na noite de hoje, e de Wladimir Antonio da Fonseca, o Professor Bi, pelo MDB, que oficializa nesta quarta. Além de Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), que definiria seu futuro na noite de ontem.

ESCOLAS PARTICULARES

O Senado aprovou na semana passada, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 195/2020, que institui um programa de apoio às escolas particulares de ensino básico diante da crise provocada pela covid-19. O Programa Nacional de Auxílio às Instituições de Ensino da Educação Básica suspende tributos devidos por essas instituições e possibilita que elas suspendam contratos de trabalho, dentre outras medidas. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.