in

Possível criadouro de dengue dentro da UBS 5 é denunciado em Nova Odessa

Parlamentar cobra Prefeitura para tomar medida urgente contra risco de contaminação em Unidade Básica de Saúde do Jardim Alvorada; cidade tem mais de 2,2 mil casos e unidades enfrentam superlotação

possivel-criadouro-de-dengue-dentro-da-ubs-5-e-denunciado-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
[email protected]

Em meio a epidemia, o vereador Levi da Farmácia denunciou possível foco de dengue nas dependências da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, no Jardim Alvorada, em Nova Odessa, e cobra que a Prefeitura realize de forma emergencial a limpeza das canaletas de água no local. Um vídeo foi gravado mostrando a situação. Nova Odessa tem mais de 2,2 mil casos da doença.
Indicação feita pelo vereador destaca a presença de larvas em água parada nas canaletas ao redor da UBS 5. A situação representa um sério risco para a saúde da população atendida na unidade de saúde.
Diante da situação, Levi solicita que as medidas cabíveis sejam tomadas com urgência pelos setores responsáveis do governo municipal a fim de eliminar o risco de contaminação.
“É preocupante porque a população que está sendo atendida no local e até mesmo as pessoas que passam por ali, correm o risco de serem contaminadas, devido às larvas na água parada”, afirma. “Na UBS 5, do Alvorada, tem água do ar-condicionado em canaletas, essas canaletas não têm aquele declínio e a água fica parada. Então temos aí um possível criadouro da larva da dengue. Quando um morador estava lá olhando para aquilo, chegou uma enfermeira, chegou a faxineira, já arrancou a grade, já puxou na vassoura. O problema existe e vai acumular de novo água. E pior, segundo o enfermeiro, já foi feito o pedido para corrigir isso”, completou o vereador.
Nesta semana, o JNO mostrou que pacientes enfrentam a superlotação no PA (Pronto Atendimento) do Jardim Alvorada, que a cada dia confirma novos casos de dengue. Relatos de pacientes destacam que há sobrecarga no atendimento e espera superior a duas horas para a primeira consulta por quem busca assistência médica na unidade. Enquanto isso, ruas próximas ao PA registram diversos materiais inservíveis e possíveis focos de dengue e evidenciam falhas na limpeza urbana de Nova Odessa. A cidade é a que tem o pior cenário de dengue na região.
No PA do Alvorada, a superlotação tem sido uma realidade constante, com longas filas de espera e falta de estrutura para atender a demanda crescente. Pacientes relatam horas de espera por um atendimento médico, muitas vezes em condições desconfortáveis e sem acesso adequado a recursos básicos de saúde. Além disso, a qualidade do atendimento tem sido criticada, com relatos de falta de profissionais e demora na realização de exames e procedimentos.
Lixo e possíveis focos de dengue podem ser vistos nas proximidades do PA, como nas ruas dos Jequitibás e dos Ipês e às margens da Avenida São Gonçalo. A praça do bairro também estava tomada por garrafas pet e copos de plástico, possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Questionada, a Prefeitura de Nova Odessa nada respondeu.