in

Brilhando bonito na folia de Momo

Carnaval, tempo de diversão, maquiagem colorida e brilhante; aproveite a festa sem estragar a sua pele

Para fixar o brilho na pele, use sempre maquiagem. Para fixar o glitter, por exemplo, uma boa “cola” é sombra cremosa ou corretivo / GB Imagem

É Carnaval. E Carnaval combina com fantasias, brilhos, tintas, sprays, purpurinas, lantejoulas, glitters, quanto mais colorido e brilhante, melhor. Mas alguns dos adereços que ficam em contato com a pele podem causar reações alérgicas. E isso compromete a beleza e o humor de qualquer um. Por isso é preciso alguns cuidados quanto à maquiagem e os adereços usados para incrementar a fantasia.

Os sprays de tinta de cabelo devem ser usados com cuidado.  Tais produtos têm com pigmentos temporários e de fácil remoção, mas apesar disso podem causar reação alérgica. O recomendado é fazer um teste antes de usar, passando um pouco do produto na região anterior ao antebraço. Além disso, logo após a folia, lave bem o couro cabeludo e os fios.

Cuidado também com as tintas usadas para colorir a pele. Canetas, tinha guache e similares devem ser evitadas, pois em contato com a pele podem causar irritações graves.

O glitter pode ser aplicado em todo o rosto e corpo, mas dê preferência aos específicos de maquiagem, que são feitos de plástico não-tóxico. A cor deles não irrita e não mancha a pele e o glitter cosmético é mais fino. Mas é necessário ter cautela ao aplicar na região dos olhos, é bom evitar aplicar muito próximo aos olhos, pois são mais sensíveis e para que não grudem nos cílios, evitando pequenas lesões nas córneas e conjuntivite. Para colar o brilho à pele, use sempre corretivos e sombras cremosas. Depois da festa, para retirar o glitter, use demaquiantes à base de óleo específico para a área dos olhos. Não durma com a pele maquiada e muito menos com glitter.

Purpurina e lantejoulas também fazem parte da composição das fantasias carnavalescas, mas quando compramos esses enfeites, deixamos guardados por muito tempo, não observando a validade do produto quando se vai usar novamente.

Nesse período, muita gente experimenta novos produtos no rosto e, para evitar o problema, procure por adesivos e tintas que são específicos para a face ou teste o produto em um pequeno espaço de pele com antecedência.

Outro cuidado importante, que não é aplicado na pele, mas pode ter contato com ela, é com relação às neves artificiais. O seu uso requer cuidados, devido às substâncias que, em contato com a pele, podem causar reações alérgicas e urticárias, e irritações nos olhos e garganta. As crianças são as mais propensas a desenvolver esse tipo de reação, pois brincam com a espuma e levam as mãos no rosto.

Devido à transpiração, as maquiagens à prova d’água são as mais indicadas, pois elas evitam que a maquiagem escorra e atinja os olhos ou irrite as regiões do pescoço e nuca. Além disso, a textura oil-free também é uma ótima alternativa, já que confere mais aderência à pele e evita o brilho extra. Após a limpeza da pele para retirar a maquiagem, hidratantes com ativos calmantes e água termal podem ser usados.

Carnaval é folia, mas é necessário ter cuidados. O filtro solar é o item mais importante; ele pode ser de toque seco, para controlar a oleosidade excessiva, e ainda ter cor de base. Procure limpar a pele com solução micelar, que não desidrata, antes de começar a se maquiar. Após esse passo, você pode aplicar um primer, que ajuda o make a aderir melhor à pele. Por fim, o filtro deve ter no mínimo FPS 30 para evitar os danos provocados pelas radiações solar.

Tomando todas essas precauções, tenha uma excelente folia!