in

‘Violência Doméstica e Lei Maria da Penha’ são temas de ‘live’ desta 5ª-feira da PMNO

violencia-domestica-e-lei-maria-da-penha-sao-temas-de-live-desta-5a-feira-da-pmno-jno

Na segunda transmissão ao vivo (ou “live”) do mês em homenagem à mulher, março, a Diretoria de Cultura da Prefeitura de Nova Odessa vai abordar um tema de extrema relevância e utilidade pública: a violência doméstica, ou de gênero. Nesta quinta-feira, a convidada será Cema Leal, advogada que se especializa há anos nas leis do feminicídio e Maria da Penha e que é inclusive, idealizadora de um projeto sobre a temática, que busca ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e violência doméstica.

Serão abordados tópicos como: os cinco tipos de violência doméstica – quais são e como identificar; como denunciar os casos; quem pode ser o agressor; quem tem direito à medida protetiva; e o que acontece após a denúncia. A segunda “live” da série acontece nesta quinta-feira, dia 18/03, às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Nova Odessa, disponível em https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa.

Segundo o Mapa da Violência de 2015 (um relatório feito por várias organizações conjuntas, como a ONU Mulheres e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República), o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial em feminicídios.

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, essa violência se tornou ainda mais preocupante: de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de crimes contra a mulher cresceu 22% no ano passado, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, divulgou que foram registradas mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher somente nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.

Para o diretor de Cultura Carlos Pinotti, o Cadu, “essa ‘live’ será muito mais do que somente um informativo”. “Num momento tão difícil quanto esse, precisamos mais do que nunca de conscientização para salvar vidas em todos os aspectos. Mesmo dentro das suas casas, podemos ter mulheres sofrendo violência de gênero em silêncio, sem nem saber como agir ou como pedir socorro. Essa situação precisa mudar”, acrescentou.

No total, foram programadas três “rodas de conversas” em março, para abordar diferentes temáticas sobre o universo feminino – como por exemplo o empreendedorismo, autoestima, saúde e violência doméstica. A estreia, no último dia 11/03, foi com a empresária e advogada Fernanda Volpe, a empreendedora e cabeleireira Beatriz Souza, a publicitária e atriz Ana Paula e a empreendedora e youtuber Thalita Cazari. Elas falaram sobre “Empoderamento Feminino, Independência, Autoestima e Empreendedorismo”, com centenas de engajamentos e comentários.

Para que o projeto das “lives” ganhasse corpo, a Diretoria de Cultura convidou mulheres atuantes, em diversas áreas, que moram em Nova Odessa, para serem as figuras principais da roda de conversa. “A ideia principal, defendida pelo prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder) para esse projeto, é ‘falar’ com mulheres atuantes na nossa cidade, que podem servir de inspiração e fonte de conhecimento”, finalizou Cadu.

Confira abaixo o restante da programação:

● DIA 18/03 – 5ª FEIRA – 20h

TEMA: Violência Doméstica e Lei Maria da Penha
– Os 5 tipos de violência doméstica
– Como denunciar corretamente
– O que acontece após a denúncia?
CONVIDADA:
Cema Leal – advogada e idealizadora do Projeto Ísis, que visa levar conscientização e ajuda para mulheres que sofrem violência doméstica.

● DIA 25/03 – 5ª FEIRA – 20h

TEMA: Saúde da Mulher
Roda de conversa com profissionais da Saúde, para falar dos cuidados necessários da mulher em cada etapa e fase da vida.
CONVIDADAS:
Yasmin Facina – Nutricionista
Tatiane Sperchi – Fisioterapeuta
Débora Souza – Psicóloga

Facebook da Prefeitura – https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa