Vigilância Sanitária inicia operação de fiscalização no comércio de Nova Odessa

A ação começará pelas farmácias e, nas próximas etapas, atingirá outros tipos de comércio, como bares, restaurantes, supermercados e postos de gasolina

A Vigilância Sanitária de Nova Odessa, vinculada à Secretaria de Saúde, inicia na manhã desta sexta-feira (31) uma operação de orientação e fiscalização em estabelecimentos comerciais do município. A ação começará pelas farmácias e, nas próximas etapas, atingirá outros tipos de comércio, como bares, restaurantes, supermercados e postos de gasolina.

Durante as vistorias, de acordo com a coordenadora da Diretoria de Vigilância em Saúde, Priscila Peterlevitz, os fiscais vão entregar folhetos com orientações e verificarão se os estabelecimentos atendem às normas sanitárias, observando pontos como documentação, higiene, manejo dos resíduos, controle de pragas e presença de responsável técnico.

“Nas farmácias, vamos focar na Portaria 344/1998 do Ministério da Saúde, que estabelece critérios para venda de medicamentos sujeitos a controle especial, divulgação de informes técnicos aos estabelecimentos farmacêuticos, além de notificações e orientações sobre envio de balanços de produtos controlados”, explicou a diretoria da Vigilância em Saúde, que coordena as ações das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e do Setor de Zoonoses. Segundo ela, serão visitadas 27 drogarias e farmácias.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato observa que o principal objetivo da medida é garantir a segurança sanitária da população. “Nossa Vigilância Sanitária já mantém um trabalho de acompanhamento e fiscalização constante dos estabelecimentos comerciais do município. Nessa operação, vamos verificar a situação dos locais e reforçar a necessidade de cumprimento das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, afirmou Cocato.