Vigilância Sanitária de Nova Odessa alerta funcionários de postos sobre riscos do benzeno à saúde

A ação, que começou no mês passado com farmácias e drogarias, faz parte de uma ampla operação do órgão em estabelecimentos comerciais do município

Agentes da Vigilância Sanitária de Nova Odessa, vinculada à Secretaria de Saúde, percorreram postos de combustíveis do município na manhã da última sexta-feira (21) para orientar proprietários e funcionários de revendas sobre os riscos da exposição ao benzeno, substância altamente tóxica e cancerígena, presente em derivados de petróleo como gasolina e diesel. A ação, que começou no mês passado com farmácias e drogarias, faz parte de uma ampla operação do órgão em estabelecimentos comerciais do município.

“Estudos comprovaram que o benzeno pode entrar no nosso corpo pela respiração e pela pele. Por isso, conversamos com eles sobre a importância de manter distância durante o abastecimento, usar máscara e luvas”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde do município, Priscila Peterlevitz. Além de vistoriar os postos e observar o comportamento dos frentistas, os agentes entregaram um folheto informativo com orientações básicas.

Além de chamar a atenção funcionários e proprietários em relação aos cuidados com a saúde, os agentes reforçaram junto a gerentes e proprietários a necessidade de todos os colaboradores realizarem capacitação obrigatória de quatro horas a cada dois anos. A medida está prevista na Portaria 1.109 da NR (Norma Regulamentadora) 9, publicada em 21 de setembro de 2016 pelo Ministério do Trabalho, e visa proteger os trabalhadores da exposição ocupacional ao benzeno.

Para o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, a orientação em relação aos perigos do contato com o benzeno é fundamental para a garantia da saúde dos funcionários. “Nosso papel, além de atender e tratar pessoas com problemas de saúde, é atuar na prevenção, e esse é o objetivo de ações como essa”, disse Cocato.

Também participaram das visitas os agentes Leôncio Neves Ferreira e Maria Cristina Navarrete Coev. De acordo com a Secretaria de Saúde, nas próximas etapas serão inspecionados açougues, bares, restaurantes e supermercados.