in

Últimas edições do Passeio Histórico-Cultural da Prefeitura de Nova Odessa atraem 100 munícipes

A programação do mês continua, com destaque para os shows da festa de aniversário de 117 anos de fundação de Nova Odessa, que acontece no último final de semana de maio (dias 27, 28 e 29)

ultimas-edicoes-do-passeio-historico-cultural-da-prefeitura-de-nova-odessa-atraem-100-municipes-jno
Dirceu Essência & Banda se apresentam na sexta-feira, dia 27 às 21 horas na Praça dos Três Poderes.

No último sábado (14/05), cerca de 100 munícipes tiveram a oportunidade de curtir o último dia do Projeto Passeio Histórico-Cultural organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa como uma das ações do calendário especial do mês de aniversário da cidade, maio. Divulgado previamente por meio dos canais oficiais da Prefeitura, os passeios tiveram inscrições feitas de forma online, cujas vagas esgotaram rapidamente.

No sábado, os “trenzinhos” disponíveis para a visitação saíram cheios nos dois horários de visitação. Os munícipes puderam conhecer pontos turísticos importantes na história da cidade durante três horas de duração do tour, que teve início na Estação Ferroviária, ponto principal que trouxe muitos dos imigrantes russos, letos e italianos para a colonização da cidade.

Com paradas no Instituto de Zootecnia, Cemitério Municipal, Jardim Botânico Plantarum e a 1ª Igreja Batista da região rural da Fazenda Velha, o passeio foi narrado pelo responsável do Departamento de Cultura, Carlos Eduardo Pinotti Jr, tendo apoio nas paradas pela historiadora e professora Letícia Alkschbirs (no Cemitério), pela Bell Pollesi (do Plantarum), e, na Igreja Batista, do pastor Verner Musenek e de Felipe Albrecht, da ABCL (Associação Brasileira de Cultura Leta).

TURISMO NO CEMITÉRIO

Já pensou em fazer turismo no Cemitério Municipal? Foi o que a historiadora Letícia Alkschbirs fez ao desenvolver um roteiro pensado nas principais famílias que colaboraram no desenvolvimento da cidade durante seus 117 anos. Com o apoio da Cultura da Prefeitura, ela participou dos passeios de forma voluntária em busca de agregar informações importantes para os munícipes.

“Desenvolvi o trecho do roteiro na parte inicial do Cemitério Municipal pensando no local não somente como um lugar de saudades e lembranças, mas também um lugar onde a memória e a história repousam”, afirmou a historiadora, que realizou um grande trabalho de pesquisa, inicialmente feito para a busca de suas origens.

Esse foi um dos pontos preferidos pelos munícipes, que acompanharam atentamente cada jazigo apresentado – desde a primeira pessoa a ser enterrada por ali, até as famílias letas, italianas, e grandes personalidades. “A ideia do passeio foi genial. Pudemos ver o envolvimento e interesse da população no roteiro, histórias e informações lá contidas”, afirmou Letícia.

Além de professora e historiadora, Letícia possui um canal no YouTube que ajuda a fomentar a educação por meio de vídeos da história mundial. Para conhecer mais, basta acessar o canal “Letícia APP”.

SHOWS

A programação do mês continua, com destaque para os shows da festa de aniversário de 117 anos de fundação de Nova Odessa, que acontece no último final de semana de maio (dias 27, 28 e 29), na Praça dos Três Poderes, com entrada franca, segurança e dezenas de atrações para toda a família.

A programação inclui shows de Jeyzer Maia e da Banda Sinfônica Municipal na sexta-feira, da Banda Mídia no sábado e dos grupos Samba D’Aninha e Falamansa no domingo, encerrando a festa, além de “brinquedões” infláveis gratuitos no domingo, para as crianças, Festival Gastronômico e expositores locais, incluindo artesãos.

Confira a programação completa e os horários da grande celebração de aniversário. Para saber de outras ações que acontecem no mês em Nova Odessa, confira o hotsite exclusivo http://www.novaodessa.sp.gov.br/117anos/.

 

27/05 – Sexta-feira

19h – Abertura

19h30 – Banda Sinfônica Municipal e Convidados

20h30 – Fabiana Rodrigues (gospel)

21h – Dirceu Essência (gospel)

22h – Jeyzer Maia (gospel)

 

28/05 – Sábado

18h – Trio Ártemis (pop rock/MPB)

19h – The Big Doggers (pop rock)

20h – Babaloo (festa)

21h – Banda Mídia (festa)

 

29/05 – Domingo

13h – Manoelito (sertanejo)

14h – Edi Estrada (pop rock acústico)

16h – Eddu Marttins (sertanejo)

17h30 – Mizzael & Talliano (sertanejo)

19h – Samba D’Aninha (samba)

21h – Falamansa (forró)