in

Sistema apresenta falhas e adolescentes enfrentam filas nas UBS’s

Sem Internet nas unidades, Secretaria de Saúde decidiu retomar a imunização para esse grupo – e também adultos – para o Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa a partir desta terça-feira

nova-odessa-tem-66-de-vacinados-e-12-novos-casos-de-covid-vacinacao-volta-na-2a-feira-jno

Devido a problemas de instabilidade no sinal de internet das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ocorridos na segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou que, já a partir desta terça-feira (31/08), passa a vacinar tanto os adultos quanto os adolescentes de 12 a 17 anos em um só local – o Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa. Na segunda-feira, os adolescentes foram atendidos nas UBSs, mas a internet lenta causou filas nas salas de vacinação da Rede Básica.

“A vacinação dos adolescentes a partir de amanhã (terça-feira) volta para o ginásio, seguindo o calendário como o dos adultos. Hoje ficamos sem internet na Atenção Básica na maior parte do período do dia. Não podemos correr o risco de isso falhar novamente. E a falta de pré-cadastro dos adolescentes também foi muito prejudicial ao atendimento nas UBSs”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

A equipe que atende no Ginásio vai ser “reforçada” a partir desta terça para atender também os adolescentes da cidade – além, é claro, dos adultos que estão retornando ao local para tomar a dose de reforço, que continua sendo aplicada normalmente conforme a data anotada nas cadernetas.

Além disso, tanto no caso dos adultos quanto dos adolescentes, volta a valer o cronograma de atendimento pelo mês de nascimento. Assim, nesta terça, serão atendidos, para primeira dose, os nascidos nos meses de abril, maio e junho. Na quarta, será a vez dos nascidos em julho e agosto – e assim por diante.

As doses para os adolescentes serão limitadas a 175 unidades por dia, conforme o lote de imunizantes recebido pela Vigilância Epidemiológica para este público (que deve ser dividido de forma a garantir o atendimento dos demais grupos por mês de nascimento). As grávidas e puérperas continuam sendo atendidas nas UBSs.

A equipe da Saúde reforçou ainda o pedido para que todos que serão vacinados façam antes o pré-cadastro no site https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/.