in

PMNO e CPFL discutem melhorias na manutenção da iluminação pública do município

jno

Em reunião realizada terça-feira (02/08) no Paço Municipal, entre representantes da Prefeitura de Nova Odessa e da concessionaria CPFL Energia, foram discutidas melhorias na manutenção da iluminação pública do município, foi reforçada a necessidade de manutenção constante na iluminação pública, inclusive de troca ou substituição de lâmpadas queimadas em vários pontos da cidade. Outro problema abordado diz respeito ao desperdício de energia, com as lâmpadas que permanecem acesas durante o dia.

Estiveram presentes os secretários de Governo, Robson Paulo, de Obras e Planejamento, Miriam Lara Netto, os adjuntos de Obras, Renan Cogo, e de Desenvolvimento, Eduardo Mota, o engenheiro Emerson Príncipe Padella e Talita Pinotti, consultora de Negócios da concessionária responsável por gerar, distribuir, transmitir e comercializar energia elétrica e serviços na região.

“Temos recebido reclamações e acompanhamos vários lugares com lâmpadas queimadas no período noturno, e precisamos de uma solução por parte da CPFL, porque os locais bem iluminados geram mais segurança à população”, explicou o engenheiro Padella.

Quando houver a baixa qualidade da iluminação nas vias públicas ou mesmo locais com lâmpadas queimadas, o munícipe pode pedir melhoria por meio do telefone gratuito da CPFL, o 0800 010-1010. Em Nova Odessa, a iluminação das vias é feita majoritariamente com lâmpadas de vapor de sódio.

“Precisamos melhorar cada vez mais o padrão da iluminação pública de Nova Odessa. Por isso, o prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder) já autorizou que fizéssemos estudos para analisar a viabilidade técnica e econômica de implantar, no futuro próximo, um programa de modernização, com a substituição dos equipamentos convencionais por luminárias com tecnologia LED, que são mais duráveis, têm maior eficiência e são mais econômicas”, explicou a secretária Mirian.

“A substituição de luminárias tradicionais por lâmpadas LED traz vantagens bastante consideráveis, principalmente em termos de durabilidade, economia e sustentabilidade, ou seja, é mais eficiente e gera economia aos cofres públicos com a redução do consumo e de custos com eventuais trocas de lâmpadas, devido à vida útil mais prolongada das lâmpadas”, comentou o secretário de Governo.

A concessionária, por sua vez, ficou de levantar as pendências no que tange aos problemas de iluminação pública no município a partir das reclamações registradas através do telefone da empresa. “É importante que sejam abertos protocolos de todos os pontos, pois só podemos fazer a manutenção no ponto reclamado”, explicou Talita Pinotti.