in

Parceria entre PMNO e CIEE garante capacitação continuada e acesso a vagas aos jovens do CRAS

jno

Capacitação continuada do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) via CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Essa é a proposta da Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Diretoria de Gestão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. A iniciativa visa expandir o projeto piloto, contemplando mais jovens das EEs (Escolas Estaduais) da cidade. A partir dessa parceria, o CIEE oferecerá novos cursos gratuitos e acesso a vagas do primeiro emprego junto às empresas conveniadas.

Os detalhes da parceria foram definidos na última segunda-feira (20/06) em uma reunião que contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento, Rafael Brocchi, do consultor do CIEE, Gustavo Migotti, da coordenadora do CRAS, Roseli D. Morais, e das diretoras da Escola Estadual Geraldo Oliveira (do Jardim Monte das Oliveiras), Elisandra Biani e Roseli.

“A formação de novas turmas nas Escolas Estaduais já está sendo planejada para o segundo semestre. É muito importante esse elo com o CIEE para que os jovens capacitados nas escolas tenham oportunidades e, dessa forma, estimulem outros estudantes a tomar a iniciativa”, explicou Brocchi.

O projeto piloto de capacitação profissional foi desenvolvido pela Diretoria de Gestão Social, por intermédio do CRAS, junto a 16 alunos do último ano do ensino fundamental das Escolas Estaduais Geraldo Oliveira e Joaquim Azenha, que receberam no último dia 08 de junho os certificados de conclusão do curso de “Preparação Para o Mercado de Trabalho”. São estudantes com idades entre 14 e 17 anos que contaram com aulas com dicas de marketing pessoal, ou seja, comunicação, aparência, postura profissional e humildade.

“É muito importante esse trabalho preparatório junto aos adolescentes, por isso estamos dando continuidade com a capacitação continuada nesta parceria com o CIEE. Queremos ressaltar novamente que a preocupação da gestão do prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho) é com toda a população”, explicou Brocchi.

“Além desse trabalho que estamos fortalecendo junto ao CIEE, com foco no adolescente e o primeiro emprego, também realizaremos no dia 16 de julho o 1º Feirão do Emprego, justamente para contemplar os novaodessenses – tanto aqueles que precisam de uma nova colocação no mercado, quanto os que estão em busca do primeiro emprego”, concluiu o secretário.

O CRAS de Nova Odessa está localizado na Rua das Perobas, nº 114, no Jardim das Palmeiras. Para mais informações, ou para se inscrever no atendimento, basta ligar para o telefone (19) 3476-3005.