in

Paciente idoso é transportado para fazer hemodiálise no ‘fundão’ de ambulância

Não havia, no veículo, banco e nem cinto de segurança para o morador, que faz tratamento em Sumaré; caso gerou repercussão na sessão da Câmara e prefeitura disse apenas que apura o ocorrido

paciente-idoso-e-transportado-para-fazer-hemodialise-no-fundao-de-ambulancia-jno
imagem de Facebook

Um vídeo que mostra um paciente da rede pública de Nova Odessa sendo transportado praticamente em pé, sem direito a um banco e cinto de segurança em um veículo da Secretaria de Saúde, gerou grande repercussão nas redes sociais e polêmica na sessão da Câmara desta segunda-feira. Nas imagens, o idoso – que seguia para Sumaré, onde faz hemodiálise – diz que sua cabeça está batendo no teto do utilitário e pergunta como o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), “tem coragem de fazer isso com a gente?”. O vereador Oséias Domingos Jorge (DEM) apresentou o vídeo durante os trabalhos legislativos e pediu a “cabeça” da secretária interina Sheila Moraes, no cargo desde a saída do médico Nivaldo Luis Rodrigues, no começo deste mês. A Prefeitura disse apenas que está “apurando o ocorrido”.

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, começa com uma mulher relatando a situação. “Olha o paciente da hemodiálise andando em pé (sic) porque não tem lugar pra sentar”. Em seguida, o paciente, um idoso, emenda. “A (minha) cabeça tá batendo no teto”, afirma ele. E a mulher que narra o vídeo completa: “Toma vergonha Leitinho. Vai cuidar de cachorro, porque de gente você não cuida”, diz ela. “Você tem coragem, Leitinho, de fazer isso com a gente? Eu dependo disso”, finaliza o paciente.

NA CÂMARA

As imagens foram mostradas na sessão da Câmara desta segunda-feira por Oséias. O vereador, que integra a Comissão em Saúde do Legislativo, disse que Sheila não tem perfil de secretária e aconselhou o prefeito Leitinho “a começar a orar”. “Eu não posso deixar de falar a respeito da Saúde. Tem uma secretária que se institula secretária e não é secretária. Não é secretária e não tem perfil para ser secretária! Eu faço parte da Comissão da Saúde (na Câmara) e eu não vou ser omisso”, afirmou Oséias.

Na sequência, pediu que o vídeo fosse apresentado. “Quando vocês precisarem de mim, eu estou aqui. Mas isso eu não vou aceitar. Hoje é esse senhor e amanhã pode ser um parente meu. Ou vocês tomam vergonha na cara ou vão tomar pau aqui. Isso (o vídeo) é inadmissível. Uma vergonha. E quero dar um recado ao prefeito Leitinho: se você não ora, é bom começar a orar e preparar um secretário da Saúde pra lá porque essa que está ai não é, tem que tirar todo mundo. Essa é a minha opinião. Tem que colocar um secretário que pode verdadeiramente resolver o problema da saúde em Nova Odessa. Vocês estão brincando com a população de Nova Odessa”, esbravejou o vereador.

LACÔNICA

A reportagem do JNO questionou a prefeitura se esse tipo de transporte é frequente, quantas  pessoas de Nova Odessa fazem hemodiálise em outras cidades e em quais. Perguntou ainda quem é o responsável pelo transporte, como a prefeitura justificava essa ação e haverá punição aos responsáveis. Em curta nota, porém, a Secretaria de Saúde disse apenas que “tomou conhecimento do vídeo e já está apurando o ocorrido junto à equipe do Transporte (da Saúde)”.