in

Nova Odessa terá nova Estação de Tratamento de Água

ETA Santo Ângelo será construída na região do Pós-Anhanguera.

Garantir água para todos é planejar o crescimento de Nova Odessa com responsabilidade. É isso que estamos fazendo”. Foram essas as palavras usadas pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, nesta quarta-feira, para anunciar a construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Santo Ângelo, na região do Pós-Anhanguera. A obra, que vai beneficiar diretamente 11 bairros, elevará a capacidade de tratamento de água do município para aproximadamente 90 mil moradores. O edital da concorrência pública que vai escolher a empresa que ficará responsável pela construção será lançado pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) já nas próximas semanas e a previsão é que as obras comecem em 90 dias. A previsão de entrega da ETA Santo Ângelo é de 12 meses após o início dos trabalhos.

O prefeito esteve na área onde será construída a nova ETA, ao lado do diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, do engenheiro da companhia, Eric Padela, e do chefe de gabinete, André Faganelo. De acordo com informações de Ongaro, a nova estação de tratamento de água está orçada em quase R$ 2,8 milhões e prevê a construção do tanque de tratamento e dos filtros, floculadores e decantadores, além da instalação elétrica de todo o empreendimento. O investimento será feito com recursos próprios da Coden. “A ideia, depois de pronta a nova ETA, é setorizar a cidade em dois a partir da linha férrea”, disse o diretor.

Ongaro também explicou que a ETA Santo Ângelo terá capacidade para tratar 3,6 milhões de litros de água por dia e serão beneficiados diretamente os seguintes bairros: jardim São Jorge, jardim Fadel, jardim Flórida, Vila Azenha, Santa Luiza 1 e 2, Triunfo, Residencial Terra Nova, Residencial Fibra, jardim da Cidade e jardim São Francisco. A captação de água será feita na Represa Santo Ângelo, uma das seis que abastecem a cidade. A Coden já tem a outorga e as licenças necessárias.

“Ao contrário do que alguns tentam propagar por aí, Nova Odessa não vai ficar sem água. Nem hoje, nem amanhã. Essa é uma obra de extrema importância, porque estamos preparando o nosso município para o crescimento, para o desenvolvimento. Se Deus quiser, vamos entregar essa nova estação até o final do ano que vem, elevando a nossa capacidade de tratamento de água para 90 mil pessoas, sendo que hoje temos aproximadamente 56 mil habitantes. É isso o que eu chamo de planejar com responsabilidade”, afirmou o prefeito Bill.

Hoje, a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista é responsável pelo abastecimento de 100% dos imóveis dos bairros urbanos (estando disponível inclusive para os prédios com poços artesianos) e pela maior parte do abastecimento das chácaras de veraneio de Nova Odessa. No local, são tratados, em média, 15,5 milhões de litros de água por dia e a Coden possui 10 reservatórios.