in

Nova Odessa é uma das melhores cidades do Brasil para idosos viverem, diz estudo

O objetivo do indicador é medir o quão as cidades estão preparadas para a longevidade de seus moradores

nova-odessa-e-uma-das-melhores-cidades-do-brasil-para-idosos-viverem-diz-estudo-jno

Nova Odessa é uma das melhores cidades do Brasil para idosos viverem. É o que aponta o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) 2020, lançado na última terça-feira (13) pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. O estudo, elaborado com metodologia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), avaliou mil municípios brasileiros.

Em relação à primeira edição do indicador, publicada em 2017, o ‘Paraíso do Verde’ subiu uma posição no ranking regional e é a terceira da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em qualidade de vida para a terceira idade, entre municípios com menos de 100 mil habitantes. O município ficou atrás apenas de Vinhedo e Jaguariúna.

Com área verde privilegiada (média de 15 árvores por habitante) e políticas públicas articuladas e voltadas à população com mais de 60 anos, Nova Odessa se destacou nas principais variáveis usadas para estruturação do estudo e ficou em 45º lugar no ranking, composto por 700 cidades brasileiras com menos de 100 mil habitantes. O município obteve índice 95,4 nos indicadores gerais, 93,4 em educação e trabalho, 53,8 em finanças, 50,8 em habitação, 48,5 em cultura e engajamento e 42,7 em bem-estar.

O objetivo do indicador é medir o quão as cidades estão preparadas para a longevidade de seus moradores. Na segunda edição do IDL, foram analisados 50 indicadores divididos em sete variáveis. Os resultados foram divididos em duas categorias: “cidades grandes”, com mais de 100 mil habitantes, e “cidades pequenas”, com menos de 100 mil pessoas. Os rankings possuem 300 grandes e 700 pequenas. Em, 2017, foram avaliadas 150 e 348, respectivamente.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza comemorou a ascensão de Nova Odessa no ranking. Para ele, o resultado é fruto, principalmente, do trabalho desenvolvido no Clube da Melhor Idade, que foi criado em 2013, no seu primeiro ano de governo, e atende mais de duas mil pessoas por mês com 55 anos ou mais com atividades como ginástica localizada, hidroginástica, natação, karatê, judô, vôlei adaptado, dança coreografada, canto, pilates, exercícios funcionais e de equilíbrio, além de jogos de mesa, papoterapia e grupos de trabalho com diabéticos e hipertensos. As atividades são ministradas por professores da rede municipal e voluntários parceiros do Fundo de Solidariedade.

“O projeto do Clube da Melhor Idade começou antes mesmo da minha posse, em 2013. Eu e a Andréa, minha esposa e presidente do Fundo Social, sempre pensamos em fazer alguma coisa pelos idosos, que tanto fizeram pela gente e pela cidade. E hoje é um dos projetos de maior sucesso do nosso governo”, afirmou o prefeito. “Além disso, Nova Odessa pode se orgulhar de ter o selo “Amigo do Idoso”, criado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e que reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, a atualização cadastral do CadÚnico e ações/ serviços socioassistenciais”, completou o prefeito.

“O governo do prefeito Bill tem como uma das prioridades absolutas o cuidado integral com a Melhor Idade”, destaca a primeiradama e presidente do Fundo Social, Andréa Souza. “Com atividades de socialização e que trazem benefícios físicos, mentais e emocionais, o Clube da Melhor Idade é um equipamento público permanente na cidade”, concluiu.