in

Nova Odessa adere a campanha e reforça vacinação contra o sarampo

O secretário lembra que as pessoas devem comparecer aos postos de saúde usando máscara e observando o distanciamento social

nova-odessa-adere-a-campanha-e-reforca-vacinacao-contra-o-sarampo-jno

Crianças e adultos de até 49 anos devem procurar uma das seis unidades básicas de saúde de Nova Odessa até o dia 31 agosto para receber a dose da vacina contra o sarampo. Lançada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação visa atualizar a carteira de quem ainda não está imunizado, diante da circulação do vírus no país.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, bebês a partir de 6 meses devem receber a “dose zero” do imunizante, que não é contabilizada no calendário, devido à circulação do vírus no território. Pessoas com idade entre 1 a 29 anos que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional também precisam ser imunizadas, enquanto adultos de 30 a 49 anos podem se vacinar, em caso de necessidade.

“Por isso, é necessário que todas as pessoas dentro dos perfis definidos pelo Ministério da Saúde levem a carteira de vacinação ao se dirigirem à UBS mais próxima da sua casa. Em função da circulação do vírus, é preciso reforçar a imunização, e os profissionais saberão avaliar quem precisa ser vacinado”, disse o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

O secretário lembra que as pessoas devem comparecer aos postos de saúde usando máscara e observando o distanciamento social. As doses estão disponíveis nas UBS’s do Centro, Jardim São Jorge, Jardim São Manoel, Jardim São Francisco, Jardim Alvorada e Jardim Marajoara. As salas de imunização funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 15h30. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da primeira dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e a segunda, para reforço, aos 15 meses. Os vacinadores estão orientados a fazerem triagem de crianças alérgicas à proteína lactoalbumina, encontrada no leite de vaca, para que elas recebam a dose feita sem a substância.

Para mais informações, ligue:

UBS 1 (Centro) – 3466-1493
UBS 2 (São Jorge) – 3466-2329
UBS 3 (São Manoel) – 3466-1275
UBS 4 (São Francisco) – 3476-6809
UBS 5 (Alvorada) – 3498-2732
UBS 6 (Novos Horizontes) – 3466-1104