in

Membros do Condema iniciam reuniões e trabalhos externos em Nova Odessa

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente discutem temas na 46ª reunião

Membros do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Nova Odessa estiveram reunidos na última quinta-feira (26), em uma sala na Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). Foi a 46ª reunião ordinária, na qual foram discutidos diversos temas, além do início de visitas de integrantes a locais estratégicos da cidade no tocante ao meio ambiente e a sustentabilidade ambiental.

“Uma das ações estratégicas é o fortalecimento e a ampliação da participação da sociedade no Condema”, destaca João Demarchi, que é pesquisador e ex-diretor-geral do IZ (Instituto de Zootecnia), além de atual 1º secretário do Condema. “Para que haja uma integração não só entre os membros, mas um crescimento da discussão do que é importante para o município”, reitera.

Estiveram participando da reunião representantes da Prefeitura, da Coden, da Defesa Civil, do Instituto de Zootecnia, da Associação de Engenheiros e membros da sociedade civil. Os integrantes abordaram sobre a realização de reuniões extras, para conhecer os pontos estratégicos do município. “Tanto os positivos, que servem de exemplo, como os que precisam de apoio para buscar melhorias”, explica Demarchi.

Um dos temas discutidos foi a entrega de documentos do Programa Município Verde-Azul, iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que premia as cidades por boas práticas ambientais. “Como exemplo disso, o Município vai receber um caminhão de coleta seletiva pela pontuação obtida em anos anteriores”, revela Demarchi. Diante disso, o Condema discute as novas perspectivas da coleta seletiva.

Outro tópico abordado foi o lançamento irregular de águas pluviais (de chuva) na rede coletora de esgoto sanitário. Funcionário do Departamento Técnico da Coden, Norberto Luiz Cordeiro cita que é feito um trabalho de conscientização, para que as residências não tenham a ligação da rede de águas pluviais conectada com a de esgoto, o quê atrapalha a eficiência do tratamento dos efluentes domésticos.

“Além de estar em desacordo com o Código de Edificações de Nova Odessa, é uma situação que tem implicações ambientais”, lembra Cordeiro. “Precisa de um trabalho de educação ambiental nos munícipes, que já é feito pela Coden, e pode ser potencializado através do Condema”, acrescenta Demarchi. “Misturar água de chuva com esgoto é um dano e prejuízo pra todo mundo”, reforça.

Em seguida, foi citado o trabalho da Defesa Civil em apoio ao Corpo de Bombeiros, no combate a incêndios que atingem a cidade. “Mais do que ter uma unidade própria de Bombeiros, precisamos que a comunidade de Nova Odessa ajude denunciando quem causa essas queimadas”, explica o voluntário do órgão e também 2º secretário do Condema, Paulo Henrique Bichof.

João Demarchi também destacou o trabalho do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza no movimento “Vamos Salvar o Quilombo”, através do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). “Mesmo Nova Odessa não dependendo do Ribeirão Quilombo para abastecimento, é muito importante recuperá-lo”, diz. Bill é presidente do Consórcio PCJ e busca apoio regional para o trabalho de revitalização.

Os membros do Condema ainda debateram sobre a conservação de nascentes, o uso racional de água e a impermeabilização do solo. E após a reunião, os presentes conheceram as dependências da ETA (Estação de Tratamento de Água) e os sistemas de reuso de água das chuvas. Além disso, o monitoramento constante digital das pressões na rede de água e os níveis de abastecimento da cidade.