in

Lojas, salões de beleza e serviços podem funcionar das 10h às 16h em Nova Odessa

Bares e restaurantes estão autorizados a atender das 11h às 17h; horários foram definidos nesta segunda

lojas-saloes-de-beleza-e-servicos-podem-funcionar-das-10h-as-16h-em-nova-odessa-jno

Lojas, salões de beleza, barbearias e prestadores de serviços de Nova Odessa podem abrir as portas das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. A autorização para o horário estendido foi publicada na edição desta segunda-feira (10) do DOE (Diário Oficial Eletrônico) e é resultado do avanço da região à fase amarela do ‘Plano São Paulo’. Até a semana passada, as lojas podiam funcionar das 12h às 16h durante a semana. Aos sábados, o funcionamento está liberado das 9h às 15h.
Bares e restaurantes podem atender das 11h às 17h, todos os dias da semana. O consumo local só pode acontecer em áreas arejadas ou ao ar livre.
O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza estabeleceu o horário de funcionamento do comércio após reunião com o presidente da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), Samuel Teixeira, e membros do governo, na manhã desta segunda, no Paço Municipal. No sábado (8), véspera do Dia dos Pais, a ampliação de quatro para seis horas diárias já tinha passado a valer, mas faltava definir em que horário as lojas iriam funcionar nos dias de semana.
O prefeito fez um apelo para que todos fiquem atentos com as medidas de higiene por causa do novo coronavírus (Covid-19). “O avanço para a fase amarela do Plano São Paulo é importante, pois contempla a abertura de alguns setores da economia que vinham enfrentando dificuldades, como os salões de beleza, restaurantes e academias. Porém, mais importante ainda é que essa retomada seja realizada com consciência por parte da população, para que possamos permanecer nesta fase e, posteriormente, avançar. Por isso, eu peço que todos redobrem a sua atenção no que diz respeito ao uso de máscara e cuidados com a higiene pessoal”, disse o prefeito Bill.

Bares e restaurantes, assim como as lojas e os salões de beleza, só podem atender simultaneamente um número de pessoas equivalente a 40% de sua capacidade. Se a lotação de um determinado restaurante é de 120 pessoas, o estabelecimento só poderá receber 48 ao mesmo tempo, por exemplo.
Nas igrejas, a Prefeitura proibiu as atividades em pé e recomendou a não participação de pessoas de grupos de risco nas atividades. O acesso deve ser controlado. A lotação máxima também é de 40% da capacidade.
Academias poderão funcionar seis horas por dia, em horário ainda a ser definido. As aulas devem ser individuais, e o estabelecimento só pode trabalhar com 30% de sua capacidade – atividades em grupo seguem suspensas.
Além do prefeito e do presidente da Acino, participaram da reunião a coordenadora da Vigilância Sanitária, Priscila Amaral Rangel Belmonte; o secretário de Governo, Eduardo Gazzetta; o secretário de Assuntos Jurídicos, Alessandre Pimentel; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Regina Pocay; e os secretários-adjuntos Marcos Cardoso (Desenvolvimento Econômico) e Arthur Trevisoni (Governo).

Confira as regras:

Comércio: das 10h às 16h de segunda a sexta e das 9h às 15h aos sábados

Bares e restaurantes: das 11h às 17h, de segunda a segunda

Salões de beleza, barbearias e prestadores de serviços: das 10h às 16h de segunda a sexta e das 9h às 15h aos sábados

Igrejas: 40% da capacidade

Recomenda-se a não participação de pessoas dos grupos de risco

Estão proibidas atividades em pé

Acesso deve ser controlado