in

Jornal de Nova Odessa completa 26 anos

Seguindo a trajetória estabelecida desde a criação, o JNO conquistou a confiança de seus leitores e colaboradores

Há 26 anos, no dia 23 de janeiro 1993, o JNO começou a registrar a história de Nova Odessa. Desde então, até hoje, foram 3.823 edições publicadas. Ao longo destes anos, o JNO cobriu os principais acontecimentos e se manteve no firme propósito de oferecer aos seus leitores opiniões informativas sobre Nova Odessa e o mundo. Seguindo a trajetória estabelecida desde a criação, o JNO conquistou a confiança de seus leitores e colaboradores.

A seguir um breve relato de um dos fundadores do JNO, Antonio Rossafa Nora. “O início de tudo foi em 1991, quando convidei o meu amigo-irmão Aparecido José Gielfi para montar uma gráfica para montagem e impressão de jornal para terceiros. Como fazer jornal estava em nosso sangue, resolvemos montar o nosso próprio, em Americana, por já termos trabalhado juntos, por quinze anos no Jornal O Liberal daquela cidade. Mas, quis o destino que não seria lá que o sonho de termos o nosso próprio jornal se realizaria. O foco mudou quando fizemos uma edição especial no final do ano de 1992, aqui em Nova Odessa, e sentimos que a cidade precisava de um periódico imparcial, sem viés político. Já existiam outros jornais por aqui, mas todos vinculados a partidos políticos. A nossa primeira edição pra valer foi no dia 23 de janeiro de 1993, e assim continua até hoje, sem interrupção, por 26 anos, entrando no ano 27”, lembrou Rossafa.

Gráfica

Desde a primeira edição, um dos orgulhos dos diretores era o fato de o jornal ter o Parque Gráfico próprio. No começo, utilizava o arcaico sistema tipográfico com composições em linotipo e impressão em máquina Rotoplana. O sistema não permitia impressão colorida, tampouco uma diagramação sutil. O sucesso editorial do Jornal de Nova Odessa obrigou seus diretores a melhorar a qualidade gráfica. Da linotipo, em 1995 passou para o sistema off-set, com duas impressoras planas, que permitem a utilização de cores na impressão. Nascia o primeiro jornal off-set (que não utiliza chumbo) de Nova Odessa e da microrregião. Naquele tempo seus diretores já pensavam em sustentabilidade. O sistema de diagramação passou a ser feito com ajuda dos modernos computadores, o que permitiu um layout leve e de fácil entendimento aos milhares de leitores.

Direção

No segundo semestre de 2011, Antonio Rossafa Nora se aposenta e Aparecido José Gielfi e sua esposa Sueli de Fátima Santinato Gielfi assumem o controle acionário de 100% da empresa. Em 23 de janeiro de 2012, ao completar 19 anos, o Jornal de Nova Odessa amplia seu leque de leitores disponibilizando todo seu conteúdo na sua página na Internet (jno.com.br).