Jogos Escolares vão movimentar 3,2 mil alunos da rede municipal em Nova Odessa

O evento é organizado pela Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo em parceira com a Secretaria de Educação

A 2ª edição dos Jogos Escolares vai envolver 3,2 mil alunos da rede municipal de Nova Odessa, a partir desta quarta-feira (11). Serão 13 dias de competição, com mais de oitenta disputas de handebol, futsal, basquete, nas categorias masculino e feminino, além de atletismo (corrida), câmbio (vôlei adaptado), queimada e vôlei gigante. O evento é organizado pela Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo em parceira com a Secretaria de Educação.

A abertura dos Jogos vai ocorrer amanhã, às 7h30, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Professora Almerinda Delega Delben’. Logo em seguida, começam as disputas. Equipes da escola do Parque Residencial Klavin enfrentam alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Profª ‘Theresinha Antonia Malaguetta Merenda’, do Jardim Bela Vista, em confrontos no handebol e no futsal, ambos no masculino e feminino.

À tarde, começam os torneios de basquete (masculino e feminino), futsal masculino e câmbio (feminino). Em casa, meninos e meninas da Emef ‘Dante Gazzetta’ jogam contra equipes da Emefei ‘Vereador Osvaldo Luiz da Silva’, do Jardim Marajoara. As partidas começam às 13h30. Uma hora e meia depois, na escola ‘Profª Alvina Maria Adamson’, no Jardim São Jorge, os anfitriões enfrentam times da Emef ‘Profª Salime Abdo’, do Alvorada, em mais quatro jogos.

Os Jogos Escolares serão disputados por alunos da Fase II da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano das escolas de ensino fundamental. Também participam as escolas ‘Profª Haldrey Michelle Bueno’ (Jardim São Manoel), ‘Profª Alzira Ferreira Delegá’ (Green Village), ‘Prefeito Simão Welsh’ (Jardim Santa Rita II), ‘Paulo Azenha’ (Vila Azenha) e ‘Professora Augustina Adamson Paiva’ (São Francisco).

Em relação à primeira edição dos Jogos, no ano passado, duas novidades: queimada e vôlei gigante, praticado com uma bola grande. De acordo com a Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, responsável pela programação do evento, as modalidades serão disputadas em caráter de exibição, como forma de preparar os alunos dos terceiros anos para as atividades físicas do 4º e 5º ano.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

A secretária de Educação Claudicir Brazilino Picolo destacou a importância dos Jogos Escolares no aprendizado. “Os Jogos Escolares são muito importantes porque permitem a integração dos alunos da rede e possibilitam que eles conheçam outras escolas. Além da competição, os alunos desenvolvem a competitividade, a alegria, a torcida e têm a oportunidade de estar com os amigos num ambiente diferente da sala de aula, que é mais formal”, avaliou a gestora.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, ressaltou o papel do esporte na educação e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Lançamos os Jogos Escolares em 2018 e o evento foi um sucesso. É uma forma de integração dos alunos e estímulo da prática esportiva como forma de reforçar valores, promover a saúde e garantir qualidade de vida”, afirmou Tosta.

A competição vai até 3 de outubro, com atividades sempre de manhã e à tarde, nas quadras das escolas participantes. As semifinais e as finais serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa.

Em junho, Nova Odessa mobilizou cerca de 700 alunos na disputa dos Jogos Escolares 2019 – Fase Escolas Estaduais. Foram sete dias de competições com jogos de vôlei, basquete, handebol e futsal, nas categorias masculino e feminino.