in

Ex vice-prefeita Salime Abdo fala sobre importância da vacina contra a Covid-19

À reportagem, enquanto aguarda a segunda e definitiva dose do imunizante, ela falou sobre a importância da vacina e dos cuidados, que ainda deverão ser seguidos por todos por um bom tempo

ex-vice-prefeita-salime-abdo-fala-sobre-importancia-da-vacina-contra-a-covid-19-jno

Ex-professora, diretora de escola e vice-prefeita Salime Abdo, de 91 anos, foi uma das primeiras a realizarem seu pré-cadastro no site da Prefeitura de Nova Odessa e tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 já no dia 08 de fevereiro, junto ao primeiro grupo de idosos de 90 anos ou mais a serem atendidos pela equipe da Prefeitura que atua no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa. À reportagem, enquanto aguarda a segunda e definitiva dose do imunizante, ela falou sobre a importância da vacina e dos cuidados, que ainda deverão ser seguidos por todos por um bom tempo.

Desde março do ano passado, a educadora – que visitou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, no último dia 19/02, sendo recebida no Gabinete – tem tido uma vida “reclusa, com saídas estritamente necessárias”. “E, quando isso acontece, faço com muito cuidado. Uso máscaras, luvas, álcool gel (quando não tenho acesso a água e sabão) para desinfetar as mãos e principalmente, não fico mexendo na minha máscara e mantenho distância das outras pessoas”, garantiu.

Segundo Salime, “a vacina traz uma esperança de que a doença seja controlada, mas o controle da doença não depende somente dela”. “O controle da doença é feito com atitudes, com mudança de comportamentos – como a adoção de medidas de higiene pessoal (lavagem de mãos, evitar coçar os olhos, nariz ou tocar a boca sem ter higienizado as mãos), o distanciamento social físico (um metro meio entre as pessoas), o uso de máscaras e evitar entrar em ambientes com acúmulo de pessoas e mal ventilados”, pontuou a professora.

Para ela, “são medidas muito simples, mas que vemos que são difíceis de serem seguidas. Olha só quanta gente coloca o nariz fora da máscara ou nem usa!”.

Embora o esforço de vacinação seja grande, ela sabe que vai demorar para todo mundo ser vacinado. “Na realidade, vemos que não serão todos vacinados em curto prazo, então é essencial que continuemos a tomar cuidado em respeito a quem ainda não tomou vacina e também para servir de exemplo para os outros. Não há o que temer: as vacinas funcionam”, garantiu dona Salime, do alto da sabedoria acumulada ao longo de seus 91 anos completados no último dia 14 de fevereiro.

Ela ressaltou ainda que “tem muitas notícias falsas circulando, tratamentos ineficientes, promessas de proteção com isso ou aquilo. O que funciona é ter uma vida equilibrada, com alimentação saudável, hidratação e atividade física – cada um dentro de sua capacidade e cuidar dos problemas de base que acaso tenha”.

Por fim, a ex vice-prefeita elogiou a organização da Prefeitura para a campanha de vacinação, “providenciando um local amplo e ventilado (o Ginásio do Santa Rosa), com funcionários competentes atuando e atendendo com respeito e eficiência os idosos desta primeira fase”.

“As diversas vacinas circulando pelos países são uma vitória inegável da Ciência e os pesquisadores e cientistas envolvidos, de corpo e alma, merecem nossos aplausos e gratidão. Agora, as variantes do coronavírus, que são mais perigosas e contagiosas, trazem preocupação e não podemos nos descuidar”, completou.

CONHEÇA

Salime Abdo chegou a Nova Odessa em 1951, onde morava com suas irmãs Nabia e Maiba, para cursar Pedagogia na PUC Campinas. Tão logo terminou a Faculdade de Educação, começou a dar aulas de Sociologia, Práticas Escolares e Administração Educacional para o curso de Magistério no então Colégio Estadual de Americana. Foi diretora de escola em Torrinha, depois Cordeirópolis e, a partir de 1966, se tornou diretora do Ginásio Estadual de Nova Odessa, depois EE Dr João Thienne, onde permaneceu por 20 anos. Aposentou-se do Magistério em 1983.

Recebeu o título de cidadã novaodessense em 1957, quando o então distrito de Campinas iniciou sua campanha pela emancipação – sendo escolhida datilógrafa da comissão de lideranças locais que lutou e conseguiu a elevação a município. A partir de 1989, foi a responsável pelo processo de municipalização da Educação Fundamental pela Prefeitura da cidade e, entre 2005 e 2012, foi vice-prefeita (e chefe de Gabinete) por dois mandatos consecutivos, ao lado do ex-prefeito Manoel Samartin.

“Resumindo: comecei como escriturária, professora primária, professora secundária, diretora de escola estadual, coordenadora municipal de Educação, vice-prefeita. Como vice-prefeita, fui chefe de Gabinete, presidente do Fundo Social de Solidariedade e supervisora dos diversos conselhos municipais”, finalizou dona Salime.