in

Ex-ministro Carlos Gabas visita o JNO e fala sobre a reforma da Previdência

“Ela não serve para o país”, afirmou Gabas sobre a reforma apresentada pelo Governo

Em visita a redação do Jornal de Nova Odessa, na manhã da última quarta-feira, dia 12, o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, falou sobre a reforma da Previdência. Segundo ele, a reforma é um desmonte. “Quando se fala em reforma, se pressupõe melhoria, não desmontar o sistema”, afirmou Gabas. Na ocasião, o ex-ministro falou sobre a reforma proposta pelo governo Temer.

O ex-ministro esteve na cidade para compromissos agendados e veio ao jornal acompanhado de alguns membros do Partido dos Trabalhadores. Confira:

O que é a reforma da previdência proposta pelo governo?

Primeiro, o governo não propôs reforma, ele propôs um desmonte da Previdência Social. Porque que eu digo isto, ela (reforma) começou errada, ela começou sem diálogo. Não é possível você modificar um sistema tão complexo, que alcança tanta gente, que alcança toda a sociedade – ou você é aposentado ou um dia será aposentado, sem um diálogo com os principais interessados: a população. Como que uma pessoa atrás de uma mesa, no ar condicionado, sem conhecer o país, pode sentar e escrever a reforma da previdência?

De um lado ele tira direito dos trabalhadores mais pobres, de outro lado ele propõe perdoar dívida de sonegadores. Que proposta é esta que tira direitos de pobres e perdoa dívida de grandes empresários?

A reforma é necessária?

Sim, uma reforma é necessária, mas não esta proposta pelo governo. A transição precisa ser muito bem dialogada, principalmente, com os interessados. Não só com os empregados, ou somente com os aposentados e, muito menos, apenas com os empresários, é necessário reunir todos e fazer um debate aberto e franco sobre o tema.

E para quem tiver curiosidade, procura na internet: Relatório CPI da Previdência. O relatório mostra claramente que a Previdência não está quebrada, como o governo quer fazer o país acreditar.

A reforma proposta resolve os problemas do país com a Previdência?

Não. O governo diz que há um déficit crescente porque as despesas estão aumentando. Mas vai fazer o que? Cancelar a aposentadoria de quem já tem? O que está feito, está feito. A reforma não resolve o atual problema de caixa. E para o futuro cria uma exclusão de proteção enorme.

O que muda na idade da aposentadoria?

Na proposta original, que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles,  quer aprovar, a idade mínima para aposentadoria será de 65 anos, para homens e mulheres, com, no mínimo, 49 anos de tempo de contribuição. Esta é a proposta. A ideia é que as pessoas não tenham acesso à aposentadoria, assim elas terão que comprar a previdência privada.

O que muda nos benefícios dos servidores públicos?

A reforma também desmonta a previdência dos servidores públicos. Ele estipula regras de aposentadoria que não levam em consideração a especificidade do serviço. Põe todo mundo com 65 anos e 49 de contribuição, não importa quanto você contribuiu, ou seja, trata os desiguais como iguais, o que é injusto. A reforma ataca os servidores que ganham menos, não ataca os grandes salários, as grandes aposentadorias e salários acima do teto.