,

Equipe de Saúde da Família deve atender cerca de 3,7 mil moradores da região do jardim São Jorge

Profissionais iniciam atendimento ao público na próxima semana

Cerca de 3,7 mil moradores da região do jardim São Jorge, em Nova Odessa, devem ser atendidos pela equipe de Saúde da Família. Os profissionais, que foram apresentados ao público em evento realizado na última sexta-feira na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Alvina Maria Adamson, iniciam o trabalho de campo na próxima semana.
“Esta semana eles estão finalizando os trabalhos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Jorge, conhecendo um pouco mais da rotina da unidade e também do território que percorrerão. Na próxima semana iniciam as visitas de campo para colherem os dados dos moradores”, explicou a coordenadora de Atenção Básica, Ana Rúbia de Matos.
A expectativa é que 3,7 mil pessoas sejam atendidas pela equipe. “Cada agente deve ser responsável por aproximadamente 750 pessoas”, explicou Ana Rúbia. Segundo ela, entre os trabalhos realizados pela equipe estão o mapeamento da área e identificação das pessoas expostas a riscos e vulnerabilidades; atualização do cadastro das famílias com informações sociais, culturais, econômicas e epidemiológicas; realização de ações de atenção à saúde de acordo com necessidade dos moradores; realização de busca ativa e notificação de doenças, entre outras ações.
Secretário de Saúde, Vanderlei Cocato destacou a importância do programa que está sendo implementado na cidade. “Esta é a primeira equipe de Saúde da Família e vamos trabalhar para implantar em outras regiões. Este é um programa de extrema importância, que aproxima a população dos médicos e trabalha com a prevenção”, explicou.
“Estes profissionais entrarão nas casas dos moradores, vão conhecer sua realidade e suas necessidades e trabalharão junto à Secretaria de Saúde para que as pessoas assistidas tenham melhor acolhimento e atendimento”, continuou.
O secretário explicou ainda que, com a implantação do programa, a UBS do jardim São Jorge passa a ser uma unidade básica de saúde com estratégia de saúde da família. “É todo um trabalho diferenciado que passa a ser feito”, afirmou.

APRESENTAÇÃO
As equipes de saúde da família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a corresponsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade, ampliando as fronteiras de atuação e atenção.
Além disso, buscam conhecer a realidade das famílias assistidas, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco às quais a população está exposta; e prestar assistência integral, organizando o fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento, quando necessário.
Em Nova Odessa, a primeira equipe de Saúde da Família terá coordenação da enfermeira Lucineia Cristina Destro e contará com a atuação de cinco agentes comunitários de saúde (Delber, Ildete, Ilva e Augusto – a Prefeitura está em processo de contratação de mais um agente para completar a equipe), uma enfermeira (Lucineia) e duas médicas cubanas (Suleidys e Esther). “Fizemos este evento de apresentação exatamente para que os moradores saibam os profissionais que irão em suas casas. Teremos também os funcionários da UBS do Jardim São Jorge, dando todo apoio necessário”, afirmou Cocato.
Na última sexta-feira, dia 10, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza participou do evento de apresentação da equipe de Saúde da Família e também destacou a importância do programa. “Trabalhamos por um bem comum, que é a população. Estamos investindo em estrutura, em cadastrar os moradores e identificar os pacientes que são da cidade e que são de fora, em oferecer um atendimento cada dia melhor, com bons profissionais”, disse. “Com certeza os profissionais que atuarão na equipe de Saúde da Família vão ajudar a melhorar o atendimento em nossa cidade. Vocês têm a missão de visitar as famílias, ver suas necessidades e o que precisam. Sei que trabalharão com seriedade e com o coração. Desejo sucesso e saibam que confio em vocês”, continuou.
Durante a apresentação da equipe de Saúde da Família, o presidente do Conselho de Saúde, Carlos Raugust, também destacou a importância do projeto. “O programa atenderá os pacientes acamados, com dificuldade de locomoção e outras situações que os impedia de ir ao posto de saúde. É um olhar humanizado para o morador”, disse.
O evento contou ainda com participação da presidente da Câmara, Carla Lucena, dos vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis, Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Levi Tosta, e do assessor Danilo Godoy, que representou os deputados Cauê e Vanderlei Macris.