in

Doação garante um novo drone para a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa

Prefeitura vai “complementar” benefícios de 1.640 famílias com auxílio emergencial de R$ 200

doacao-garante-um-novo-drone-para-a-guarda-civil-municipal-de-nova-odessa-jno

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa Mor passa a contar com um importante reforço na luta contra o crime. A Prefeitura, por meio de uma parceria, ganhou na quinta-feira (18) a doação de um drone. O equipamento ajudará no trabalho de monitoramento durante operações de campo dos patrulheiros, em especial na fiscalização contra as festas clandestinas neste período de fase emergencial na luta contra o avanço da pandemia de Covid-19.

O equipamento foi doado pelo empresário do ramo de Engenharia Mecânica Maicon Gonçalves, e entregue nas mãos do chefe de Gabinete e de Segurança do Município, coronel Carlos Fanti.
“Os nossos guardas municipais são profissionais atuantes e estão sempre presentes em Nova Odessa. Recentemente, estive conversando com alguns e eles manifestaram a importância de a corporação ter um drone para auxiliar nas ações de campo. Diante dessa necessidade, resolvi colaborar com a doação de um equipamento, que, tenho certeza, será muito bem utilizado”, comentou o empresário.

O drone – tecnicamente, um aeromodelo não tripulado remotamente pilotado – pode atuar num raio de até dois quilômetros de distância do operador e, por emitir baixo ruído, poderá passar despercebido durante as operações promovidas pela GCM. “O equipamento conta com câmera de alta definição, o que vai auxiliar, de modo estratégico, as ações da Guarda Civil Municipal”, explicou Fanti.

Para o chefe de Gabinete e de Segurança, a aeromodelo “chega num bom momento para a corporação e será utilizado em ações preventivas”. “Estamos no pior momento da pandemia e o drone vai favorecer no trabalho de inteligência desenvolvido pela Guarda Civil Municipal. Pelo alto, será possível verificar, especialmente na região de chácaras, movimentações que possam indicar os preparativos para uma festa clandestina, por exemplo. Com isso, poderemos agir com antecedência em nome da Segurança e da Saúde Pública. Além disso, o drone servirá como um elemento surpresa, auxiliando os patrulheiros em determinadas ocorrências policiais”, destacou o coronel.
Além de poder contar agora com um equipamento próprio, a Guarda Civil Municipal poderá apoiar, inclusive, as ações da Defesa Civil e em situações de resgate. “Sem dúvida um importante equipamento conquistado em parceria pela Administração do prefeito Cláudio José Schooder (Leitinho) e que muito auxiliará em nos trabalhos de Segurança Pública”, finalizou Fanti.

A Prefeitura de Nova Odessa tem reforçado em seus canais de comunicação institucional a necessidade de que todas as pessoas que podem ficar em casa permaneçam em seus lares sempre que possível, para evitar ao máximo a circulação do vírus durante a atual “fase emergencial” do Plano São Paulo do Governo paulista, que busca tentar evitar o iminente colapso do Sistema de Saúde na região e no Estado.

Festas e aglomerações de qualquer tipo estão proibidas até 30 de março, incluindo atividades esportivas e religiosas. Até o próximo dia 30, o Governo do Estado também determinou toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h.