in

Criminalidade explode em Nova Odessa no 1º semestre, apontam as estatísticas

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que tentativas de homicídio, por exemplo, cresceram 1.100% entre janeiro e junho; roubos de carga tiveram elevação de 300% e roubos de veículos aumentaram 125%

jno
Ocorrência de roubo de carga de remédios ocorrida em março na cidade, tipo de crime que cresceu 300% no primeiro semestre deste ano

O rótulo de cidade pacata do interior, referência em segurança pública e qualidade de vida que Nova Odessa ostentava até pouco tempo atrás foi deu lugar a explosão da criminalidade que assustou os moradores ao longo do primeiro semestre deste ano. Dados estatísticos divulgados nesta semana pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) mostram que o “Paraíso do Verde” viveu uma onda de violência entre janeiro e junho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. As tentativas de homicídio, por exemplo, passaram de apenas um caso nos seis primeiros meses de 2021 para 12 no primeiro semestre de 2022 – aumento de 1.100%. Os roubos de carga também tiveram crescimento assustador (300%), assim como as ocorrências de roubo de veículos (125%).
Uma das 12 tentativas de homicídio registradas em Nova Odessa no primeiro semestre aconteceu no Jardim das Palmeiras, onde um homem de 33 anos acabou sendo preso em flagrante pela Guarda Municipal após tentar enforcar e acertar uma facada em sua própria esposa, uma operadora de máquinas de 27 anos. A vítima, para se defender, segurou a lâmina para evitar que a faca atingisse seu pescoço, e acabou cortando o dedo. Por conta do sangue do ferimento, o metalúrgico parou com as agressões. Só para se ter uma ideia da escalada da violência em Nova Odessa, em maio, a cidade a cidade nove tentativas de homicídio, sendo que no ano passado inteiro foram “apenas” três ocorrências dessa natureza.
Ainda de acordo com as estatísticas da SSP, uma pessoa foi assassinada na cidade entre janeiro e junho, sendo que no mesmo período de 2021 não houve homicídios na cidade. Já os roubos de carga cresceram 300% nos seis primeiros meses do ano, passando de uma para quatro ocorrências desta natureza. Em relação aos roubos de veículos, o aumento foi de 125%, com 8 casos em 2021 e 18 casos neste ano. Os roubos em geral também tiveram elevação (67,7%), passando de 31 para 52 casos. Já os furtos tiveram crescimento de 50,31%, com 239 ocorrências entre janeiro e junho deste ano, contra 159 nos seis primeiros meses do ano passado.
Quem vive em Nova Odessa percebe o aumento da insegurança no dia a dia. “Eu mesma fui assaltada quando chegava em casa do trabalho, perto de 18h, por dois homens que estavam em uma moto. Minha paz acabou depois disso”, contou a costureira Karine Camargo, 48 anos, que mora no Campos Verdes. Ela afirma que, mesmo passado quase três meses do assalto, não tem coragem de ir de fazer o caminho entre o ponto de ônibus e sua casa sozinha. “Agora eu peço para o meu marido ou meu sobrinho que mora do lado de casa me esperar no ponto de ônibus. Fiquei traumatizada”, garante a novaodessense.

OUTRO LADO
O JNO questionou a Prefeitura de Nova Odessa sobre o aumento da violência na cidade no primeiro semestre deste ano, Mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

 

ESCALADA DA VIOLÊNCIA EM NOVA ODESSA NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO

CRIME                                              2022                                      2021

Homicídio                                           01                                          00

Tentativa de homicídio                       12                                          00

Roubos                                               52                                          31

Roubo de veículo                                18                                          08

Roubo de carga                                   04                                          01

Furtos                                                 239                                        159

Furto de veículo                                   43                                          38

 

Fonte: Secretaria Estadual de Segurança Pública