in

Com três casos confirmados em menos de uma semana, Câmara suspende atendimento presencial

Cinco servidores da Câmara de Nova Odessa estão afastados do trabalho; dois ainda são considerados suspeitos

A Mesa Diretora da Câmara de Nova Odessa anunciou a suspensão do atendimento presencial até o dia 19 de março. A decisão da Mesa acontece no momento em que cinco servidores da Câmara estão afastados de suas funções por conta da pandemia. Dois servidores e um vereador (Paulo Henrique Bichof – Podemos) testaram positivo para Covid-19. Os outros dois servidores são considerados suspeitos por residirem na mesma casa que pessoas que tiveram a confirmação da doença. Todas as confirmações aconteceram em menos de uma semana.
O Ato da Mesa que regulamenta a suspensão do atendimento leva em consideração a reclassificação de todo o Estado no Plano São Paulo, realizada na última semana, com todas as regiões na fase vermelha por 14 dias. A medida demonstra o enrijecimento da quarentena em São Paulo e atende recomendação do Centro de Contingência do Covid-19 (órgão formado por médicos e pesquisadores e criado pelo Governo do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus).
“Temos também que adotar as nossas medidas para evitar a expansão da pandemia e garantir a segurança de nossos colaboradores. A Câmara é informatizada e, quem tem condições, irá realizar seu trabalho em home office. Para quem tem que vir à Câmara, faremos um rodízio, reduzindo o número de pessoas circulando na Casa”, explicou o presidente, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSDB).
Membro da Mesa, o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PSDB), lembrou que a Câmara já enfrentou um momento triste no ano passado. “Nós já perdemos para esse vírus o nosso grande amigo e vereador Avelino (Xavier Alves, o Poneis), que faleceu ano passado por conta dessa doença. Não podemos arriscar neste momento em que vemos tantas pessoas sofrendo à espera de uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, lembrou.
Oseias Domingos Jorge (DEM), que é o segundo secretário da Mesa, lembrou que este é momento de união e de empatia. “Peço a Deus que olhe por cada pessoa que está doente e por cada família que perdeu seus entes queridos. Neste momento, o que podemos fazer é manter o distanciamento social para evitar a propagação da doença. Se Deus assim permitir, logo tudo isso vai passar e voltaremos à nossa vida normal”, acrescentou.
Pelé reforçou que a decisão foi baseada no aumento do número de casos na cidade e na região, assim como nas constantes notícias sobre o aumento de ocupação dos leitos de UTI disponíveis. “Amanhã pode ser qualquer um de nós precisando de um leito de UTI e não ter disponível”, afirmou.
A sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 15 de março, está suspensa e as sessões devem ser retomadas no dia 22 de março, dependendo da situação da pandemia. “Estaremos à disposição da população pelos canais de comunicação que já utilizamos. Além disso, se for necessário neste curto espaço de tempo, faremos sessões extraordinárias para avaliar projetos urgentes. Essa decisão é assinada pela Mesa, mas foi discutida e aprovada por todos os vereadores”, completou Pelé.
Dos casos confirmados na Câmara, um servidor encontra-se internado. O outro servidor e o vereador Paulo Henrique Bichof (Podemos) recuperam-se em isolamento domiciliar. A Câmara conta atualmente com o total de 31 servidores.