in

Coleta seletiva é expandida para o Bela Vista

Secretaria de Meio Ambiente e Cooperativa Coopersonhos divulgam ação em bairro

A coleta seletiva de materiais recicláveis está sendo expandida pela Prefeitura de Nova Odessa para mais bairros. O jardim Bela Vista é a próxima localidade a receber o serviço, realizado através de parceria com a Cooperativa Coopersonhos, que atende a 17 pessoas na geração de renda por meio do reaproveitamento e venda dos materiais recicláveis. A Secretaria de Meio Ambiente está realizando ações de sensibilização e mobilização para a ampliação da cobertura da coleta na cidade.
Ontem, cooperados e servidores do Meio Ambiente entregaram cerca de 200 panfletos em ruas do jardim Bela Vista, avisando da disponibilidade do serviço a partir de agora no local. “A gente vai começar com a coleta seletiva no bairro de quarta-feira a tarde”, confirma Noêmia Firmino de Oliveira, presidente da Coopersonhos. O Bela Vista possui atualmente mais de 2,5 mil moradores.
A cooperativa atende hoje a 17 trabalhadores, que lidam com mais de 35 toneladas por mês de materiais recicláveis, abrangendo a maioria dos bairros. Em breve a Coopersonhos receberá um veículo doado por empresas através da ONG (Organização Não-Governamental) Gaia Social. “O veículo, do tipo Towner, ajudará muito nos trabalhos”, confirma Noêmia Oliveira.
Diretoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela ressalta a parceria. “O Bela Vista é um bairro antigo e grande. Com a Prefeitura e Cooperativa trabalhando juntos, expandimos a coleta seletiva a mais bairros”, destaca. Segundo ela, é uma forma de sensibilizar e mobilizar a população a descartar corretamente os materiais. “Assim propagamos a coleta seletiva na cidade toda”, reforça Dagrela.
A novidade foi bem recebida por moradores do jardim Bela Vista, como o analista de suporte Clóvis Radicchi. “Acho a ideia maravilhosa, porque ajuda o pessoal que precisa”, frisa o morador da rua Heitor Cibin. Segundo o munícipe, que veio a alguns anos de Belo Horizonte/MG, a coleta seletiva é de grande relevância. “É algo que a gente procurava. Agora que terá, vamos separar direitinho os materiais”, cita.
No entanto, as pessoas não precisam colocar os materiais recicláveis nas ruas, porque os cooperados realizarão o trabalho casa a casa, recolhendo no portão com as pessoas. Após a Prefeitura implantar os LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e o EcoPonto, no jardim Monte das Oliveiras, aumentou em aproximadamente 30% o volume de trabalho da Coopersonhos. O telefone da Cooperativa é o (19) 3476-5506.
A Coopersonhos recolhe recicláveis no Centro e nos LEVs às segundas-feiras. De terça, são atendidas regiões do Triunfo, Nossa Senhora de Fátima e Santa Luiza. Às quartas-feiras, recolhem recicláveis no jardim Lopes Iglesias, Vila Letônia e Green Village. Já na quinta-feira, os cooperados atuam no jardim Eneides e empresas. E na sexta-feira, são recolhidos recicláveis na Vila Azenha. Além disso, três vezes por semana os materiais são levados do EcoPonto do bairro Monte das Oliveiras.