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Coden teve prejuízo de R$ 1,5 milhão em 2021

Empresa responsável pelos serviços de saneamento em Nova Odessa disse que a suspensão do reajuste tarifário durante a pandemia ocasionou diminuição da receita e do “comportamento” das despesas

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A Coden Ambiental teve um prejuízo líquido de quase R$ 1,6 milhão em 2021. Os números foram apresentados aos acionistas da empresa de economia mista em uma reunião ordinária realizada no final de abril e publicados na edição da última sexta-feira do Diário Oficial do Município. A reportagem apurou que os acionistas vão pedir esclarecimentos detalhados sobre o prejuízo na reunião que deve acontecer no final de agosto. Apesar de ser mensal, o encontro não foi realizado em junho e nem em julho. No documento publicado no Diário Oficial, a Coden explica que o montante – R$ 1.589.958,45 – será mantido na conta de “prejuízos acumulados” para “futura compensação com eventuais lucros suspensos e/ou reservas”. O JNO questionou a direção da empresa, via assessoria de imprensa, sobre os motivos que levaram ao prejuízo na Coden Ambiental, conhecida como “o orgulho de Nova Odessa”. Segundo a Diretoria Financeira, o resultado decorre da arrecadação da receita e do comportamento das despesas ao longo do referido exercício.

“A suspensão do reajuste tarifário durante o agravamento da pandemia ocasionou uma diminuição da receita tanto em 2020, na época da gestão anterior da empresa, como em 2021, na gestão atual, quando esse valor foi de R$ – 1.589.958,45. Vale observar que, em 2021, além da diminuição da receita causada pela suspensão do reajuste de tarifa, foram realizados mais investimentos em obras e na manutenção da estrutura hídrica do município do que nos anos anteriores”, justificou a Coden, sem apresentar quais foram os investimentos realizados na cidade no ano passado e nem mesmo os valores aplicados. “Apesar disso, o prejuízo contábil do último balanço já foi suprido e a Coden segue com reserva de caixa”, garante a empresa.

AUMENTO NA TARIFA.

O JNO também questionou a Coden sobre um possível aumento na conta de água, já que a suspensão no reajuste foi usada como uma das justificativas para o prejuízo de quase R$ 1,6 milhão. Num primeiro momento, a assessoria de imprensa solicitou que o questionamento fosse feito diretamente à Ares-PCJ, agência reguladora autônoma dos serviços de Saneamento Básico na cidade e responsável pela concessão ou não de reajustes anuais nas tarifas em todos os municípios por ela atendidos, entre eles, Nova Odessa.

Porém, num segundo momento, a assessoria de imprensa confirmou o pedido de aumento na tarifa e disse que o processo está em andamento. “Com relação ao próximo reajuste de tarifa, os dados econômicos e financeiros foram enviados para a ARES PCJ, mas o processo encontra-se em andamento, não havendo ainda por parte da agência reguladora uma definição a respeito do valor a ser aplicado”, completou a assessoria de imprensa.