in

Coden apresenta nova marca e celebra 43 anos de serviços prestados em Nova Odessa

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza avalia a mudança põe a empresa municipal em outro patamar na prestação de serviço

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) vai comemorar 43 anos de fundação de “roupa” nova. A empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos no município apresenta nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, sua nova identidade visual. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal e contará com a presença do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro, além de autoridades ambientais e políticas do município e da região.

Com conceito moderno, alinhado ao compromisso da companhia com a sustentabilidade e seu posicionamento atual no mercado, a nova marca foi desenvolvida pela empresa Estúdio Cimbre Design. “A Coden é uma empresa de referência, por estar sempre à frente. Portanto, era necessário que sua marca acompanhasse sua trajetória de sucesso. Para absorver sua essência e seus valores e transmiti-los com fidelidade, realizamos uma extensa pesquisa e entrevistamos colaboradores importantes de sua história”, afirmou o gerente de contas da agência de Nova Odessa, Robson Belmonte.

O diretor de criação do Estúdio Cimbre, Eduardo Ferreira, destaca a essência da nova identidade visual. “A nova marca da Coden valoriza a sua história de comprometimento e respeito ao meio ambiente e à população novaodessense. Além disso, a projeta para o futuro e a posiciona, de maneira evidente, como a empresa moderna que é”, disse ele.

Entre as primeiras reuniões e a entrega do pacote completo, contendo a nova marca, modelos de aplicação e o manual de identidade visual, foram três meses de trabalho. “Há algum tempo, a Coden deixou de ser apenas um serviço de água, esgoto e obras de infraestrutura para se tornar uma empresa moderna, que oferece um grande leque de soluções na área ambiental. Hoje, também produzimos água de reúso, coletamos lixo e transformamos o resíduo sólido gerado no processo de tratamento de efluentes em adubo orgânico. A marca antiga não traduzia mais o nosso trabalho”, afirmou Ricardo Ongaro.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza avalia a mudança põe a empresa municipal em outro patamar na prestação de serviços. “A nova marca coloca a Coden em sintonia com as novas tendências e prepara a empresa para um novo posicionamento no mercado. No futuro, a companhia vai gerenciar uma série de outros serviços públicos na cidade como limpeza pública, vai passar a gerar lucro para o município e se consolidar não só em Nova Odessa como também se tornar referência na prestação de serviços de excelência para toda a Região Metropolitana de Campinas [RMC]”, projetou o prefeito Bill.

43 ANOS DE HISTÓRIA

A Coden é uma S/A (Sociedade Anônima) de economia mista por ações e capital fechado, que tem a Prefeitura de Nova Odessa como acionista majoritária, com 99,96% das ações. A empresa foi criada  por meio da lei municipal 606, de 25 de fevereiro de 1977, com a proposta de construir obras públicas municipais. Entre as edificações feitas pela empresa estão creches, escolas e o Paço Municipal. Em 1980, passou a ser a concessionária pública dos serviços de água e esgoto, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da Prefeitura de Nova Odessa, primeiro órgão responsável pelo saneamento da cidade, fundado em dezembro de 1967. Em janeiro do ano passado, a companhia assumiu, também, o serviço de coleta de lixo na cidade.