in

Após erro em comunicação de morte por dengue, Câmara quer convocar secretária de Saúde de NO

Presidente do Legislativo protocolou requerimento em que convoca a secretária de Saúde e responsáveis pela Vigilância em Saúde do município depois de equívoco lançado nas estatísticas oficiais do Estado

camara-de-nova-odessa-e-a-segunda-com-menor-despesa-na-rpt-diz-tce-jno
Presidente do Legislativo, Wagner Morais, avalia atendimento da população com eficiência mesmo com menor despesa

Paulo Medina
[email protected]

O presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Wagner Morais, protocolou requerimento convocando a secretária de Saúde, Adriana Welsh Ferraz, e responsáveis pela Vigilância em Saúde, para discutir o trabalho de combate à dengue no município e o episódio em que um erro de digitação comunicou, equivocadamente, uma morte por dengue à Secretaria de Estado da Saúde. O requerimento ocorre em resposta ao aumento de casos confirmados da doença na cidade.
Reportagem veiculada pelo Jornal de Nova Odessa revelou que a Prefeitura enviou uma informação equivocada ao Governo do Estado de São Paulo, gerando a inclusão indevida de um óbito por dengue nos registros oficiais. Essa falha evidenciou a gravidade da situação e a necessidade de um debate aberto sobre as medidas adotadas para enfrentar a epidemia no município.
Até o dia 17 de abril, Nova Odessa já contabilizava alarmantes 1.886 casos confirmados de dengue, com um aumento de 8,3% em apenas 48 horas. Esses números colocam o município em uma posição delicada, especialmente considerando que está superando municípios maiores da região em termos de incidência da doença. Além disso, três mortes suspeitas de dengue estão sendo investigadas, agravando ainda mais a situação.
“A situação da doença no município é complicada e o número de casos confirmados supera municípios maiores da região. Nova Odessa registrava, em 17 de abril, 1.886 casos de dengue, com aumento de 8,3% em 48 horas. Além disso, três mortes pela doença estão em investigação”, considera Morais.
O objetivo do requerimento, que precisa ser aprovado em plenário, é convocar a secretária de Saúde de Nova Odessa, Adriana Welsh Ferraz, a diretora de Vigilância em Saúde, Joseane Martins Gomes, a chefe de seção Paula Mestriner e a encarregada Paula Faciulli para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal no dia 20 de maio, às 14h.
A convocação visa discutir e avaliar as ações realizadas até o momento no combate à dengue, além de propor novas estratégias para conter a propagação da doença e proteger a população.
A Prefeitura de Nova Odessa diz que.a “morte não foi falsa”, que a pessoa em questão realmente faleceu, mas o resultado para o exame de dengue ainda não saiu, havendo um comunicado ao governo estadual equivocado.