in

Após aumento da violência, Morais propõe debate para discutir medidas

Vereador apresentou requerimento pedindo a convocação dos secretários de Segurança Pública e Governo, e convidando comando a PM e Polícia Civil na cidade, para debater os dados estatísticos do 1º semestre

jno

O vereador Wagner Morais (PSDB) protocolou requerimento na Câmara Municipal propondo a realização de um debate para discutir medidas e ações frente ao aumento da violência em Nova Odessa no primeiro semestre deste ano, com base em dados estatísticos divulgados recentemente pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e mostrada em reportagem do Jornal de Nova Odessa na última semana. No requerimento, que ainda será votado pelos demais vereadores, o parlamentar convoca o recém empossado secretário de Segurança Pública, Coronel Fanti, e o secretário de Governo, Robson Fontes Paulo, e convida o comando da Polícia Militar e da Polícia Civil, para o encontro, com data sugerida para o dia 26 de setembro.

“Nova Odessa, nos últimos dias, tem sido notícia em vários veículos de comunicação locais e regionais, mostrando que deixou de ser uma cidade tranquila do interior e passou a ser apontada em situação crítica na questão de segurança. A discussão é extremamente necessária para entendermos as dificuldades e até sugerirmos ações que resultem numa maior eficiência nas ações individuais e conjuntas, e se possível, uma reformulação nos Planos de Segurança Pública de Nova Odessa”, argumenta Morais.

Outro vereador, Levi Tosta, também já havia se manifestado na Câmara em relação ao aumento da violência em Nova Odessa no primeiro semestre. Também por meio de requerimento, o parlamentar clamou por mais segurança. “A sensação de insegurança sentida pelos moradores da nossa cidade foi confirmada pelos dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados pela imprensa local sobre o aumento da criminalidade em Nova Odessa”, diz Levi. “Diante desse cenário, é necessária uma segurança reforçada, por parte da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, para tentar inibir os bandidos que vem aterrorizando nossa cidade”, completou Levi.

EXPLOSÃO. O rótulo de cidade pacata do interior, referência em segurança pública e qualidade de vida que Nova Odessa ostentava até pouco tempo atrás foi deu lugar a explosão da criminalidade que assustou os moradores ao longo do primeiro semestre deste ano. Dados estatísticos divulgados pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) mostram que o “Paraíso do Verde” viveu uma onda de violência entre janeiro e junho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. As tentativas de homicídio, por exemplo, passaram de apenas um caso nos seis primeiros meses de 2021 para 12 no primeiro semestre de 2022 – aumento de 1.100%. Os roubos de carga também tiveram crescimento assustador (300%), assim como as ocorrências de roubo de veículos (125%).