Ação anual de combate a ratos e baratas começa segunda-feira em Nova Odessa

Na primeira fase da campanha, a ação será focada na desbaratização

Nova Odessa inicia na próxima segunda-feira (3) mais uma edição da campanha de dedetização contra ratos e baratas. O trabalho será realizado pela Administração Municipal, por meio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos no município. Na primeira fase da campanha, a ação será focada na desbaratização.

Até 11 de junho, funcionários da Combatec Controle de Pragas e Higienização, empresa contratada pela Coden para a execução do serviço, atuarão no Condomínio dos Ipês, Jardim Capuava, Alvorada, Santa Rita 1 e 2, Monte das Oliveiras, Recanto das Árvores, Jequitibás, Campos Verdes, São Manoel e Palmeiras. A primeira etapa segue até 19 de julho, atingindo toda da cidade (veja o cronograma completo abaixo).

Segundo a veterinária Paula Faciulli, coordenadora do Setor de Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa e do programa de controle de pragas urbanas na cidade, o trabalho é realizado nas tubulações de esgoto, por meio de poços de visita, bueiros e bocas de lobo, eliminando as baratas e outros insetos.

A veterinária chama a atenção para medidas que devem ser adotadas pelos moradores durante a dedetização. “Quando o inseticida é lançado na rede, baratas e outros insetos tentam fugir, em busca de outro local para sobrevivência. Por isso, é fundamental que todos os ralos da casa fiquem fechados durante o processo”, explicou Paula. A coordenadora acrescenta que a população pode ajudar no combate à praga mantendo a casa limpa e não deixando louças com restos de comida na pia.Depois da ação de desbaratização em toda cidade, será a vez do combate a ratos, camundongos e ratazanas. A desratização será iniciada no segundo semestre.

Para o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, o controle de baratas e ratos é uma questão de saúde pública. “O controle dessas pragas urbanas é fundamental para a garantia de saúde à população. As baratas atraem os escorpiões, que podem se tornar grandes ameaças no ambiente doméstico, principalmente às crianças. Os ratos transmitem doenças graves e ainda podem danificar roupas e móveis”, avaliou o secretário. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o rato pode transmitir mais de 200 doenças. A leptospirose, as hantaviroses e a peste estão entre as mais comuns.

Confira o cronograma de desbaratização e programe-se:

3 a 11/6 – Condomínio dos Ipês, Jardim Capuava, Alvorada, Santa Rita 1 e 2, Monte das Oliveiras, Recanto das Árvores, Jequitibás, Campos Verdes, São Manoel e Palmeiras.

12 a 21/6 – Vila Nova, Green Village, Lopes Iglesia, Letônia, Conceição, 23 de Maio, Altos do Klavin, Klavin, Campo Belo e condomínios Primavera e Hípica.

24 a 28/6 – Maria Raposeiro Azenha, Jardim Éden, Maria Helena, Bela Vista, Santa Rosa e Condomínio Imigrantes.

1º a 5/7 – Jardim São Francisco, Residencial Fibra, Santa Luiza 1 e 2, Nossa Senhora de Fátima, Triunfo e São Jorge.

8 a 10/7 – Vila Azenha, Jardim Flórida e Fadel.

11 a 19/7 – Jardim Eneides, Distrito Industrial, Marajoara, Novos Horizontes, Condomínio Cerejeiras, Planalto, Mathilde Berzin, Parque Fabrício, Europa e Centro.