AAANO comemora 25 anos com caminhada pet de conscientização

Evento vai reunir voluntários e parceiros da entidade para enaltecer a luta da entidade em Nova Odessa

Em agosto de 1994, um grupo de voluntários se reuniu em um espaço de Nova Odessa para dar abrigo e cuidar de 12 animais que estavam em situação vulnerável, de abandono e maus-tratos. Encontraram um local para colocar os pets que precisavam de todos os cuidados e alimentação necessários para sobrevivência. Ao longo do tempo, mais e mais animais foram chegando, o abandono na cidade crescendo e os resgates se tornaram rotina na vida dos voluntários.

E isso ocorre até hoje, 25 anos depois, com a Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa. Atualmente a entidade abriga mais de 600 animais em sua sede, que consomem de quatro a cinco toneladas de ração por mês e são cuidados por uma equipe voluntária e apaixonada pela causa animal.

Para comemorar seu aniversário e espalhar uma mensagem de amor e conscientização pela cidade, a AAANO realizará no dia 25 de agosto a 1ª Caminhada Pet de Nova Odessa. Os kits para participação da caminha estarão a venda a partir do dia 13 de agosto e vão custar R$30 e são munidos com uma camiseta, uma squeeze e um brinde especial. O percurso da caminhada, que vai iniciar às 9h, será a partir da Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura Municipal de Nova Odessa, passando por trás do local e retornando ao ponto de partida.

Durante o evento, os participantes vão poder realizar as seguintes atividades:

  • Dicas de conscientização;
  • Dicas de cuidados pet;
  • Veterinários para tirar dúvidas;
  • Microchipagem de animais.

Os kits já podem ser adquiridos nos pontos de venda:

  • Agropecuária Duque – Av. Dr. Ernesto Sprogis, 1100 – Jardim Santa Rosa
  • Clínica Dra Marisa – Av. Antônio Rodrigues Azenha, 125 – Vila Azenha
  • Cacau Show – Av. Carlos Botelho, 280 – Centro
  • Clínica Piconi – Rod. Rodolpho Kivitz, 1635 – Jd. Eden.

“Lugar de animal não é no canil, adote”

A Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa tem um papel fundamental na causa animal do município. Desde a sua fundação, a entidade trabalha no resgate, verificação de denúncias e maus-tratos e doação de animais abandonados. Ao longo de sua história foi introduzindo novas ações para garantir melhor qualidade de vida aos cães e gatos resgatados e também arrecadação de recursos para manter suas atividades.

Esse ano a entidade está com uma campanha especial em comemoração aos seus 25 anos. Com o tema “Lugar de animal não é no canil, adote”, a ação visa diminuir o número de animais do abrigo e aumentar as adoções de cães e gatos adultos em Nova Odessa. “Queremos encontrar lares responsáveis e entregar um pouco de dignidade para esses animais, que muitas vezes passam uma vida inteira sem saber o que é ter o amor de uma família”, diz Carlos Pinotti, presidente da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa.

Para evitar o acúmulo ainda maior de animais no abrigo, a AAANO realiza desde 2013 sua tradicional Feira de Adoção, que ocorre todos os sábados na Praça Central de Nova Odessa. A ação começou com o objetivo de encontrar lares para os cães e gatos que ficam na sede da entidade, porém isso nunca se concluiu. “Tivemos que começar a doar os animais que a população traz, já que não se conscientizam em castrar, enquanto os nossos foram ficando dentro do abrigo. Porém agora vamos dar foco em encontrar um lar para essas mais de 600 vidas que estão pagando por um erro que não é deles”, afirma o presidente.

Para este ano, a entidade pretende realizar diversas ações comemorativas e que vão reforçar a campanha na cidade. “Vamos fazer eventos, campanhas, atividades e até mesmo uma camiseta comemorativa aos nossos 25 anos. Peço a todos que acompanhem, compartilhem e se solidarizem com a nossa causa”, finaliza Pinotti.