‘Manhã da Saúde’ chega ao Jardim Alvorada neste sábado

O “complexo” fica na Rua das Imbuias. Os trabalhos têm apoio da rede Drogão Popular e do Rotary Nova Odessa

Exames de glicemia e hepatite, aferição arterial, orientações sobre vida saudável, atendimento com dentistas e médicos e enfermeiros, atualização de vacinas, palestras sobre o combate à dengue e recreação para as crianças. Estes são alguns dos serviços que serão oferecidos na “Manhã da Saúde”, evento promovido pela Secretaria de Saúde e que acontecerá entre 8h e 12h deste sábado, dia 31, no Jardim Alvorada. Estarão em funcionamento a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, a Academia da Saúde – onde hoje funciona o Setor de Fisioterapia – e a antiga UBS 5, que atualmente atende os pacientes da UBS 3, que vem sendo reformada. O “complexo” fica na Rua das Imbuias. Os trabalhos têm apoio da rede Drogão Popular e do Rotary Nova Odessa.

Mas as ações da Secretaria de Saúde neste sábado (31) não param por aí. A Central de Atendimento da Saúde vai funcionar em regime de plantão para emissão do Cartão +Saúde (leia mais abaixo); haverá mutirão de mamografia no Hospital e Maternidade Dr.Acílio Carreon Garcia (leia mais abaixo); a Farmácia Central vai estar aberta para a dispensa de medicamentos (leia mais abaixo) e as equipes de combate ao mosquito transmissor da dengue também farão arrastões em dois bairros (leia mais abaixo). No total, serão mais de 60 profissionais da secretaria envolvidos nas ações pela cidade. “Esta é uma grande iniciativa da Secretaria de Saúde visando promoção da saúde e bem-estar. Estaremos com nossas equipes atendendo a população, realizando exames e também dando as orientações necessárias. Um sábado repleto de serviços aos nossos moradores”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

MANHÃ DA SAÚDE.

Na nova UBS 5 do Jardim Alvorada, serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, troca de receitas e atualização da carteirinha de vacina. Já na antiga UBS 5 – que atualmente atende os pacientes da UBS 3 -, haverá consultas com clínicos gerais, enfermeiros, dentistas, vacinas e a farmácia também estará funcionando. Ali também serão realizados 300 testes de hepatite, cujos kits foram doados pelo Rotary Nova Odessa, através da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, e exames de eletrocardiograma para todos os pacientes que tiveram o pedido em mãos. Na Academia da Saúde, haverá atividades físicas e aulas de zumba. O Setor de Fisioterapia também está de portas abertas. Haverá ainda, brinquedos para as crianças, pintura facial e distribuição de pipocas, tudo com apoio da rede de farmácias Drogão Popular.

EMISSÃO DO CARTÃO + SAÚDE

Outro serviço que será oferecido neste sábado pela Secretaria de Saúde é a emissão do Cartão +Saúde. A Central de Atendimento – que funciona no prédio do CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), atrás da Prefeitura e do Hospital Municipal – vai atuar em regime de plantão, a partir das 8h, com a distribuição de 300 senhas.

MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA

No Hospital e Maternidade Doutor Acílio Carreon Garcia, haverá um mutirão de mamografia sendo realizado entre 8h e 14h. Serão 50 exames para pacientes que já foram informadas pela Secretaria de Saúde.

FARMÁCIA CENTRAL

A Farmácia Central, que funciona nas dependências do Ambulatório de Especialidades Médicas, estará de portas abertas neste sábado, entre 8h e 12h, para a dispensa de medicamentos.

ARRASTÃO

E dando seguimento ao combate contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, a Secretaria de Saúde promoverá arrastão no Jardim Marajoara – para concluir o trabalho iniciado na semana passada – e também no Jardim Novos Horizontes. “Estaremos, neste sábado, atuando na prevenção e ação dentro de vários órgãos da Secretaria de Saúde. No dia 14 de setembro, faremos uma ação semelhante no Jardim São Jorge e, no dia 29 de setembro, o Manhã da Saúde será deslocado para o Marajoara/Novos Horizontes”, explicou Vanderlei Cocato.