in

Moradores acionam Prefeitura na Justiça após prestarem concurso e não serem contratados

Prefeitura de Nova Odessa é processada por abrir concurso público e não contratar aprovados após desistências; ‘temos hoje dentro da saúde de Nova Odessa 21 enfermeiros não concursados’, denuncia presidente da Câmara

tce-da-10-dias-para-empresa-denunciada-por-supostas-irregularidades-apresentar-defesa-jno
Mais um contrato firmado pelo governo Leitinho é questionado no Tribunal de Contas do Estado

Paulo Medina
[email protected]

Candidatos de concursos públicos já estão acionando a Prefeitura de Nova Odessa na Justiça depois de constatarem desistência de outros candidatos e não serem chamados para trabalhar na administração municipal. A espera de candidatos foi criticada nesta semana pelo presidente da Câmara de Nova Odessa, vereador Wagner Morais, na sessão do Legislativo desta semana. Morais denunciou haver 21 enfermeiros atuando na Secretaria de Saúde sem concurso público enquanto há candidatos aguardando contratação.
Um exemplo dessa espera é o caso de Helba Almeida Prata Zanini, que ingressou com um mandado de segurança contra a gestão do prefeito Leitinho pleiteando sua nomeação para o cargo de técnico de enfermagem. Zanini realizou o concurso público, alcançando a 23ª colocação, porém não foi convocada para assumir o cargo, apesar de vagas terem surgido devido a desistências de candidatos anteriormente convocados.
Ela relatou que realizou concurso público em junho de 2022, e desde a realização do concurso foram chamados 19 aprovados. Segundo a candidata, o 20° colocado desistiu da vaga e dentre os aprovados que foram chamados, três desistiram do concurso.
O presidente da Câmara, Wagner Morais, chamou atenção para o assunto e criticou o Executivo. “Em 2022, tivemos concurso público na Prefeitura de Nova Odessa e vários cargos constavam nesse concurso, vagas obrigatórias nesse chamamento, como por exemplo, auxiliar de serviços, auxiliar técnico, auxiliar de enfermagem, enfermeiros, auxiliar de farmácia, técnico de enfermagem. Temos hoje dentro da saúde de Nova Odessa, pasmem os senhores, 21 enfermeiros não concursados, usa o concurso público, é para contratar quem de fato estudou para trabalhar ali, que disputou de acordo com o edital do concurso público. Agora tem fila de gente esperando para ser contratada no concurso e ainda deram uma camuflada nos RPAs para contratar através de Cismetro, de empresas, de terceiros (…) não se respeita quem está esperando concurso público, pagou taxa, estudou, fizeram fila, foram fazer a prova, concorreram com gente do Brasil inteiro, sabe o que vai acontecer? Vão entrar na Justiça contra a Prefeitura porque não se respeita a lei”, alertou Morais. “Mas como tudo nesse governo é uma baderna, uma ingestão, como dizia o vereador Cabo Natal, é um desgoverno”, disparou.
Há moradores também que fizeram o concurso, aguardam serem acionados, mas lamentam o fato de a Prefeitura abrir processo seletivo para novas vagas sem contratar as pessoas que participaram anteriormente de concurso.
“A minha queixa é em relação a abrir novo processo seletivo para as mesmas vagas (da Educação), sendo que o concurso anterior não chamou ninguém dos especialistas ainda”, disse uma moradora que pediu para ser identificada como S.C. A Prefeitura de Nova Odessa não comentou o caso.