in

Epidemia: Nova Odessa já é a cidade com mais casos de dengue na região

Paraíso do Verde superou Sumaré e somava, nesta quarta-feira, 477 moradores infectados com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

epidemia-nova-odessa-ja-e-a-cidade-com-mais-casos-de-dengue-na-regiao-jno
1451071092

A epidemia de dengue se agrava a cada dia em Nova Odessa. Nesta quarta-feira, o Paraíso do Verde superou Sumaré e é a cidade da microrregião com maior número de moradores infectados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti neste ano. De acordo com o Painel do Monitoramento, plataforma mantida pelo governo estadual, já são 477 casos positivos da doença neste ano. Com 473 casos, Sumaré vem em segundo lugar. Contudo, a incidência de cada caso para cada grupo de 100 mil moradores é muito maior em Nova Odessa: 769 contra 169 no município vizinho. Santa Bárbara soma 228 casos, Americana tem 176 e Hortolândia, 168 casos positivos em 2024.
Não há óbitos confirmados por dengue. Além das condições climáticas, esse cenário se deve também à volta da circulação do sorotipo 2 da dengue após muitos anos, para o qual a maioria da população da região não tem imunidade natural. Além do trabalho diário de casa em casa, com a busca ativa de pacientes sintomáticos e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito (conhecido como “BCC”), a equipe de Zoonoses também promove nos finais de semana os “mutirões” de eliminação de materiais inservíveis em determinados bairros mais críticos.
Também está em andamento uma iniciativa de conscientização com palestras junto a alunos da Rede Pública de Ensino, bem como uma campanha informativa com anúncios em veículos de Comunicação, vídeos e posts em redes sociais com orientações sobre como eliminar o mosquito.
E, nos dois próximos sábados de manhã, dias 16 e 23 de março, a Prefeitura de Nova Odessa promove ainda dois mutirões voluntários em apoio ao trabalho dos agentes. Dezenas de voluntários vão “reforçar” as equipes de campo, inicialmente no Jardim Santa Rita 1 (no dia 16), e também no Jardim São Jorge (no dia 23).