in

Onda de calor chega a Nova Odessa e região e clima demanda série de cuidados com a saúde

Fim de semana deve ser de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar; orientação é que moradores evitem exposição direta ao sol e reduzam as atividades físicas entre 10h e 16h

onda-de-calor-chega-a-nova-odessa-e-regiao-e-clima-demanda-serie-de-cuidados-com-a-saude-jno

Paulo Medina
[email protected]

Em meio à preocupação com a onda de calor que atinge o Brasil durante o outono, Nova Odessa e região se preparam para dias mais quentes e clima seco neste início de maio, conforme alerta do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, o Cepagri, da Unicamp.
De acordo com os especialistas em meteorologia, embora tenha havido uma sequência de altas temperaturas nos últimos dias, a influência de uma massa de ar seco sobre o Sudeste do país deve prolongar o período de calor na região nos próximos dias. Isso, combinado com a alta pressão atmosférica, promove a entrada de radiação solar e, consequentemente, eleva as temperaturas dos termômetros.
Aqueles que apreciam altas temperaturas podem esperar por um fim de semana ainda mais quente na região, com expectativa de que a umidade relativa do ar caia para valores inferiores a 30%.
É importante evitar exposição direta ao sol e reduzir atividades físicas entre as 10h e as 16h, que correspondem ao período mais quente do dia. Manter-se hidratado e optar por alimentos leves também são medidas importantes. Vestir roupas leves e adequadas ao calor, buscar locais à sombra, bem ventilados e, se possível, climatizados, são ações que ajudam a enfrentar as altas temperaturas com mais conforto.
É necessário estar atento a possíveis sinais de exaustão pelo calor, como tonturas, palidez e dores de cabeça. Em caso de necessidade, procurar ajuda médica é fundamental. Especial atenção deve ser dada a crianças, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes durante períodos de calor intenso.