in

Vereadores aprovam convocação de secretária de Saúde para esclarecer falha em notificação de ‘morte’ por dengue

Gestores da saúde de Nova Odessa terão de explicar procedimentos de comunicação dos casos de dengue; cidade já passou dos 2 mil casos da doença em 2024, de acordo com dados estaduais

vereadores-aprovam-convocacao-de-secretaria-de-saude-para-esclarecer-falha-em-notificacao-de-morte-por-dengue-jno

Paulo Medina
[email protected]

A Câmara Municipal de Nova Odessa aprovou na sessão desta segunda-feira (22) a convocação dos responsáveis pela saúde pública da cidade para explicar a notificação equivocada de uma morte por dengue feita na semana passada pelo município à Secretaria de Estado da Saúde. O requerimento, protocolado pelo presidente da Câmara, Wagner Morais, convoca a secretária de Saúde, Adriana Welsh Ferraz, juntamente com os responsáveis pela Vigilância em Saúde, para prestar esclarecimentos sobre o caso e as medidas adotadas no combate à epidemia de dengue na cidade. Nova Odessa já superou os 2 mil casos da doença, de acordo com o governo estadual.
O episódio veio à tona através de uma reportagem do Jornal de Nova Odessa, revelando que a Prefeitura enviou uma informação incorreta ao Governo do Estado de São Paulo, resultando na inclusão indevida de um óbito por dengue nos registros oficiais.
Os números de casos confirmados de dengue em Nova Odessa são um indicativo da gravidade da situação. Até esta segunda-feira (22), o município já havia registrado 2.048 casos confirmados de dengue. São três mortes suspeitas em investigação.
O requerimento, aprovado em plenário, convoca a secretária de Saúde, a diretora de Vigilância em Saúde Joseane Martins Gomes, da chefe de seção Paula Mestriner e da encarregada Paula Faciulli para explicarem o assunto, na Câmara Municipal, no dia 20 de maio, às 14h.
O objetivo principal da convocação é discutir e avaliar as ações realizadas até o momento no combate à dengue, além de propor novas estratégias para conter a propagação da doença e proteger a população.
A convocação ainda busca esclarecer os procedimentos de notificação e comunicação de casos de dengue.
A Prefeitura de Nova Odessa, por sua vez, afirmou que não houve falsa comunicação de morte por dengue, pois a pessoa realmente faleceu, mas ressaltou que o resultado do exame para dengue ainda não foi concluído, o que resultou em um comunicado equivocado ao governo estadual.