in

Varejo deve faturar 2,7% a mais em maio na região

Incluindo Dia dos Namorados, empregos temporários devem passar de 600

O comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) deve faturar R$ 238,5 milhões durante o mês de maio, motivado pelas vendas em função do Dia das Mães, comemorado no dia 13. De acordo com a assessoria econômica da entidade, o montante é 2,7% maior que no mesmo período de 2017.

A previsão leva em consideração os setores mais relevantes para o Dia das Mães, como perfumarias, eletroeletrônicos, moda, móveis, decoração, entre outros. Os dados também prevêem contratação de 635 trabalhadores temporários, considerando, neste caso, também a expectativa para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho.

“Como as duas datas são próximas, os lojistas que abrirem vagas temporárias para o Dia das Mães tendem a mantê-las pelo menos até junho, já prevendo crescimento no movimento em razão do Dia dos Namorados”, explica Caroline Miranda Brandão, assessora econômica do Sincomercio e responsável pelo levantamento.

Emprego

O Sincomercio também apurou os dados de emprego no varejo da região no mês de março, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, divulgado recentemente. De acordo com o levantamento, somando os três municípios – Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste – o saldo de postos de trabalho ficou negativo em 39 vagas.

“Apesar do resultado negativo, os números foram superiores ao mesmo período de 2017, quando o resultado foi de –75, o que aponta uma melhora na economia, ainda que tímida”, explica Caroline. Na análise geral por segmento, somente o setor de Serviços apresentou saldo positivo de empregos. Todos os outros analisados pelo Ministério do Trabalho mais fecharam do que abriram vagas em março na região.