in

Uniformes da merenda escolar são encontrados jogados dentro de lixo, no Centro de Nova Odessa

Prefeitura nega que tenha realizado o descarte e afirma que itens não foram comprados pela administração recentemente; há camisetas com o brasão do município em formato antigo, não utilizado há pelo menos dez anos

uniformes-da-merenda-escolar-sao-encontrados-jogados-dentro-de-lixo-no-centro-de-nova-odessa-jno
Uniformes da merenda escolar estavam no lixo, na região central da cidade

Paulo Medina
[email protected]

Diversos uniformes da merenda escolar em bom estado de uso foram encontrados jogados em uma caçamba de lixo ao lado da Praça Central José Gazzetta nesta segunda-feira (15).
A Prefeitura, porém, afirma que o material foi recolhido e analisado por equipe da Secretaria Municipal de Educação, descartando que os itens tenham sido comprados pela administração e negou que tenha realizado o descarte.
O caso veio à tona quando moradores se depararam com os uniformes abandonados em meio aos resíduos dentro de uma caçamba. A vizinhança pediu explicações e responsabilidades a respeito do descarte.
“O descarte irresponsável desses itens é um desperdício de dinheiro porque estavam em boas condições, é estranho. Vieram aqui retirar os uniformes umas 14h30 nesta segunda”, disse um morador que pediu anonimato.
A Prefeitura disse que a equipe da Educação analisou item a item das cerca de 30 peças de roupas coletadas, confirmando que são, em sua maioria, camisetas e calças usadas. A Secretaria Municipal de Educação confirmou ainda não se tratarem de itens adquiridos ou pagos pela Prefeitura na atual gestão municipal, nem do estoque recente da pasta, de 2021 para cá. “Há dentre os itens descartados por terceiros no referido contêiner camisetas com o brasão do Município, mas num formato antigo, que não é utilizado há no mínimo 10 anos. Há também camisetas usadas com nomes e logos de uma Escola Estadual da cidade, dentre outros. Nenhum item traz nome ou marca atual ou recente (em uso atualmente) de unidade da Rede Municipal de Educação”, afirma.
“Nunca descartamos nenhum uniforme da merenda escolar, e mesmo os uniformes da gestão passada continuam em uso, justamente para evitar desperdício de dinheiro público. Na última compra, em 2023, adquirimos apenas o necessário, independentemente do logo utilizado. Desconhecemos o autor desse ato”, comentou o secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira.
O secretário de Educação diz que pretende identificar o autor. “Pretendemos identificar quem fez o descarte por meio de câmeras de segurança. Repudiamos veementemente quem realizou esse descarte irresponsável”, diz.