in

Prefeitura de Nova Odessa implanta rede de distribuição de oxigênio na UR do Alvorada

A obra teve apoio das secretarias de Governo e de Administração

prefeitura-de-nova-odessa-implanta-rede-de-distribuicao-de-oxigenio-na-ur-do-alvorada-jno

Garantir o suprimento de oxigênio nos leitos da UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, unidade de referência e que concentra o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios na Rede Municipal de Saúde de Nova Odessa. Este é o objetivo da Prefeitura, que por meio da Secretaria de Saúde determinou a implantação de uma rede de distribuição de oxigênio e de ar comprimido em oito leitos da unidade de referência para pacientes da cidade com Covid-19.

Nesta semana, o secretário municipal de Saúde, o médico Nivaldo Luís Rodrigues, visitou a UR e acompanhou os últimos detalhes da implantação do novo sistema de distribuição de oxigênio e de ar comprimido no prédio público. A obra teve apoio das secretarias de Governo e de Administração.

“Por determinação do nosso prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder), estamos garantindo a rede de distribuição, o que facilitará muito o trabalho da nossa equipe médica e de enfermagem na UR. Com a rede instalada, não precisaremos mais nos preocupar com os cilindros de oxigênio que eram vistos dentro das salas e nos corredores da unidade. A falta deste instrumento era um problema antigo e que agora vem sendo resolvido pela gestão municipal, que vem tendo um olhar diferenciado para a saúde do novaodessense”, comentou o secretário.

Além dos oito ramais de oxigênio, a UR do Jardim Alvorada receberá mais um ramal de ar comprimido, que é utilizado especialmente na condução de medicamentos por meio do procedimento de inalação.

“A nossa UR já possuía sete ramais para condução do ar comprimido. Com essa intervenção da Prefeitura, no sentido de ampliar a rede de gases da unidade, ganharemos os oito ramais de oxigênio e mais um de ar comprimido. Esse investimento garantirá o atendimento pleno para oito leitos, o que fará toda a diferença para a nossa equipe médica e de enfermagem”, destacou enfermeiro e o coordenador da UR, Edson dos Santos Silva.

A nova rede de distribuição de gases da UR deve ser entregue dentro dos próximos dias. Mesmo assim, o secretário enfatizou a importância de as pessoas continuarem a se proteger contra o vírus. “Acredito que em mais alguns dias as salas estarão liberadas. Com isso, aumenta a nossa possibilidade de salvar mais vidas. Agradeço a toda a equipe pelo empenho. Faço também um apelo à população, que deve continuar a se proteger. Não saiam de casa sem a devida necessidade. Usem máscaras e façam assepsia das mãos. Evitem aglomerações, como os encontros sociais principalmente aos finais de semana. Se protejam e protejam os seus”, orientou Nivaldo.

MAIS LEITOS

No último dia 04 de fevereiro, atendendo a uma das primeiras determinações do prefeito Leitinho, a Unidade Respiratória já tinha ganhado quatro novos leitos de cuidados urgentes. Agora, o local conta com seis leitos de urgência e mais 12 de enfermaria. “Esta ampliação não trouxe gastos à Municipalidade, pois foi realizada com equipes próprias e materiais existentes nos estoques da Prefeitura. Essa obra traz mais segurança para a nossa Rede de Saúde, pois aumenta a sua capacidade de atendimento, especialmente para casos mais graves da Covid-19”, declarou o prefeito.

Para criar os quatro novos leitos de urgência, a Prefeitura de Nova Odessa destacou uma equipe da Saúde, em conjunto com as secretarias de Obras, Projetos e Planejamento Urbano e de Governo. Eles se mobilizaram e, dentro do prazo previsto, o local recebeu a reforma para adaptação do espaço.

“Antes, eram apenas seis leitos na internação da UR, sendo dois na urgência e quatro de observação, na parte interna. Com esta ampliação, determinada pelo prefeito Leitinho, são criados mais quatro leitos de urgência, chegando a seis, além de uma melhor estrutura de atendimento. Nova Odessa passa a contar com um suporte maior, especialmente no atendimento dos casos graves”, comentou o secretário de Saúde.

Atualmente a UR conta com 12 pacientes internados por complicações da Covid-19. Todos eles vêm recebendo suporte intensivo e de cuidados em busca da recuperação plena. Por conta da importância da Unidade Respiratória no atendimento de pacientes suspeitos e positivados com a Covid-19, no dia 21 de janeiro, o espaço foi escolhido para iniciar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

“Todos os servidores da Unidade Respiratória já receberam as duas doses da vacina. Sem dúvida um passo importante na luta contra esse vírus, o que traz também maior tranquilidade aos médicos, enfermeiros, auxiliares e demais servidores que integram a linha de frente nessa pandemia”, finalizou doutor Nivaldo.