in

Focos de dengue e lixo às margens da linha férrea revoltam moradores em Nova Odessa

Alto volume de lixo e carcaça de veículo nas proximidades da linha férrea, entre ruas Goiânia e Azil Martins, pressionam Prefeitura a fazer a limpeza do local durante epidemia

focos-de-dengue-e-lixo-as-margens-da-linha-ferrea-revoltam-moradores-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
[email protected]

Os moradores estão irritados com a quantidade de lixo entre as ruas Goiânia e Azil Martins, às margens da linha férrea, em Nova Odessa, que passa por uma epidemia de dengue. Possíveis focos do mosquito transmissor e muito entulho podem ser vistos na região. Até mesmo carcaça de veículo está no local e virou um “convite” ao mosquito da dengue.
A situação tem gerado preocupações relacionadas à saúde pública, que está em grave crise na cidade, com unidades de saúde superlotadas. Moradores cobram a Prefeitura para realizar a limpeza e pedem conscientização das pessoas.
A proximidade da linha férrea torna essa área visada para o descarte irregular de resíduos, contribuindo para a formação de verdadeiros depósitos clandestinos a céu aberto. Além disso, o acúmulo de lixo não só compromete a estética do ambiente, mas representa um sério risco de proliferação de vetores de doenças, como o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Precisamos que a Prefeitura limpe toda essa área e seja mais rigorosa na conscientização das pessoas. Não dá pra ter uma epidemia de dengue dessas e a cidade ficar suja assim”, esbravejou Marisa Silva.
“Estamos preocupados sim com a situação e as condições das ruas e locais públicos cheios de lixo. É preciso, além da limpeza, fazer mais campanhas educativas sobre descarte correto de lixo”, afirmou Elizete dos Santos, ao insistir em medidas preventivas contra a proliferação do mosquito da dengue, uma vez que os moradores estão em alerta. “A dengue é uma doença que pode evoluir para casos graves e até mesmo fatais”, salientou.
Moradores solicitam uma maior fiscalização e aplicação de multas para coibir o descarte irregular de lixo, bem como a realização de mutirões de limpeza.
A colaboração entre poder público e comunidade é fundamental para enfrentar esse desafio e promover um ambiente seguro, sendo essencial que as autoridades locais intensifiquem os esforços de conscientização, fiscalização e limpeza, adotando medidas eficazes para combater os focos de dengue.
Questionada, a Prefeitura de Nova Odessa não se manifestou sobre a limpeza do local.