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Nova Odessa passa a ter leitura com impressão simultânea de contas de água

Coden implanta novo processo tecnológico para leitura do consumo de água

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto no Município, iniciou esta semana novo sistema de leitura de consumo de água, com impressão simultânea aos consumidores. Com a nova tecnologia, os usuários passam a receber a conta de água no momento da leitura. Além disso, quem se cadastrar pode receber a conta via email.
“Esta inovação traz mais agilidade, transparência e modernidade ao processo de entrega das contas de água da população”, destaca Andréa Faralhe, encarregada do Departamento Comercial da Coden. Com o novo serviço, o leiturista visita a residência e digita as informações em um aparelho coletor de dados, que automaticamente, via bluetooth, imprimirá a conta de água em uma mini impressora.
Duas novas situações poderão ocorrer. Na primeira, quando os hidrômetros registrarem consumo fora da média habitual, a conta será retida pelo leiturista e entregue ao consumidor em outra data, após análise interna de identificação da situação. A segunda situação é a emissão do novo Comunicado de Débitos Vencidos, que será emitido junto da conta mensal de consumo. Ele já possuirá o código de barras para o pagamento, bem como a data-limite para evitar a suspensão dos serviços, em caso de não quitação dos débitos.
Em caso de difícil acesso do leiturista ao hidrômetro para fazer o serviço, é de responsabilidade do consumidor a instalação da caixa de proteção de hidrômetro, conforme o Ato Administrativo n°14/2016. “Além das funcionalidades regulares de leitura, vistoria e impressão de conta, agora será possível tirar fotos das ocorrências registradas no campo, o que facilitará o serviço de análise interna das contas e também a detecção de possíveis irregularidades nos hidrômetros”, detalha Faralhe.
A Coden frisa que a implantação do novo processo não trará custos adicionais para os consumidores. Além disso, as contas com endereço de entrega diferente do imóvel também permanecerão sem alteração. Para que o atendimento no local ocorra da melhor forma, as rotas de leitura sofrerão alterações, para que os leituristas possam fazer um atendimento individualizado, além de alterações em algumas datas de leitura. Contudo, o dia de vencimento permanece inalterado.
“Informamos aos consumidores que o atendimento nos guichês da Coden poderá sofrer certa demora, uma vez que o novo sistema é mais complexo que o anterior. Apesar de todo o treinamento realizado pela nossa equipe, ainda precisaremos de um tempo para adaptação com a rotina do novo sistema”, reforça a responsável pelo Departamento Comercial.
“É um processo que traz mais eficiência para a Coden e agilidade aos consumidores”, completa o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. Em caso de dúvidas, a Companhia de Desenvolvimento tem a Central de Atendimento situada na rua Eduardo Leekning, número 550, no jardim Bela Vista, funcionando das 8h30 às 16h, além dos telefones (19) 3476-8500 e 0800-7711195,e o site www.coden.com.br.