in

Neste segundo sábado do ‘Março Lilás’ contra o câncer de colo de útero, UBSs de NO abrem Salas de Vacinas

E vai ter coleta de exames de Papanicolau também na UBS 6, do Marajoara. Dia 23, o plantão vai acontecer na UBS 2, do São Jorge e região.

saude-de-nova-odessa-promove-plantoes-aos-sabados-do-marco-lilas-contra-o-cancer-de-colo-de-utero-jno

Para promover a atualização das cadernetas de crianças, adolescentes e adultos, as Salas de Vacinas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 3, do Jardim São Manoel, e 5, do Jardim Alvorada, estarão abertas neste sábado, dia 16/03. A ação acontece junto ao segundo dia de mutirões do “Março Lilás”, o mês de luta contra o câncer de colo de útero, promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa.
Os plantões especiais do “Março Lilás” de 2024 na Rede Básica Municipal de Saúde de Nova Odessa tiveram início no último sábado, dia 09/03, com a coleta de material para exames de Papanicolau na UBS 1, do Centro. Infelizmente, de 38 agendamentos, apenas 17 mulheres compareceram.
O público-alvo da campanha de conscientização contra uma das doenças que mais atingem as mulheres brasileiras são mulheres de 25 a 64 anos que estão há mais de 3 anos sem fazer a coleta de material para exames de Papanicolau.
Qualquer mulher neste grupo deve procurar a UBS da sua região para fazer seu agendamento. O atendimento acontece sempre conforme o agendamento prévio das pacientes junto às 7 Unidades Básicas da cidade. As mulheres devem comparecer sempre no horário marcado e informado pela equipe.

MAIS 3 PLANTÕES
Neste sábado, dia 16/03, serão mais três “plantões”, sendo dois deles nas UBSs do São Manoel e do Alvorada – que também estarão com suas Salas de Vacinação abertas. E vai ter coleta de exames de Papanicolau também na UBS 6, do Jardim Marajoara. No sábado seguinte, dia 23/03, o plantão vai acontecer na UBS 2, do Jardim São Jorge e região.
Além disso, ao longo de todo o mês, ocorre também a entrega de material informativo sobre o “Março Lilás” e a prevenção ao câncer de colo de útero nas 7 UBSs, no Ambulatório de Especialidades Médicas, no Hospital e Maternidade Municipal e no PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Jardim Alvorada e região.
Lembrando que, em caso de sangramentos vaginais anormais (após relações sexuais, nos intervalos entre menstruações ou na menopausa) e corrimentos de cores mais escuras, é importante que a consulta médica na Rede Primária de Saúde seja feita com urgência, para que se detectado previamente, possa ter maior sucesso na cura.