in

Moradores se unem contra retirada de servidores da UBS do Jardim Marajoara

Pacientes fazem abaixo-assinado para defender permanência de médicos e enfermeiros em unidade de saúde depois de informação de funcionários; Prefeitura Municipal alega que é ‘fake news’

moradores-se-unem-contra-retirada-de-servidores-da-ubs-do-jardim-marajoara-jno
UBS do Marajoara também estava com mato alto e vereador Tiãozinho do Klavin acionou empresa

Paulo Medina
[email protected]

Moradores do Jardim Marajoara, em Nova Odessa, estão se mobilizando em abaixo-assinado contrário ao possível remanejamento de servidores da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro. Pacientes expressaram preocupação com os impactos que essa medida pode ter na qualidade do atendimento do local.
A notícia da possível retirada de servidores da unidade gerou apreensão entre pacientes, que temem por uma redução na qualidade e na disponibilidade dos serviços de saúde.
“Estão querendo tirar os funcionários da UBS, enfermeiros, médicos, a funcionária que aplica vacinas, foi o que me disseram lá. Estamos fazendo um abaixo-assinado dos moradores para não retirar os funcionários. Eles são bons e todo mundo gosta deles, tratam a gente bem e sempre tentam nos atender o mais rápido”, disse Antonio Filho, o Toninho, de 70 anos, morador do Marajoara.
O vereador Tiãozinho do Klavin foi chamado à unidade e informado pelos funcionários do remanejamento. Ele questionou a Secretaria de Saúde, mas disse que não foi comunicado do motivo.
Segundo o vereador, os funcionários não sabem para qual unidade serão encaminhados. “Não se sabem para onde eles vão e os funcionários também não querem sair dessa unidade”, explicou.
O parlamentar disse defender a permanência dos funcionários na unidade, uma vez que os pacientes elogiam o atendimento dos servidores.
Populares lançaram um abaixo-assinado para demonstrar o apoio da comunidade à manutenção dos servidores na UBS e o objetivo é coletar o maior número de assinaturas para apresentar às autoridades competentes para manter os servidores locais.
Procurada, a Secretaria de Saúde disse ser “falsa” a informação.
“(A informação) é falsa, é fake. Isto (a propagação da falsa informação) nos causou estresse o dia todo. A equipe continua laborando na Unidade com acréscimo de mais uma enfermeira, para um novo atendimento aos moradores acamados e com dificuldades de locomoção”, disse.