in

Mato alto toma conta de travessia entre bairros e gera insegurança a moradores

Área da ponte que liga os jardins Flórida e Nossa Senhora de Fátima está repleta de mato e população quer local acessível para transitar; transtornos e escuridão são relatados por moradores da região

mato-alto-toma-conta-de-travessia-entre-bairros-e-gera-inseguranca-a-moradores-jno
Falta de manutenção em área de ponte é alvo de reclamação de moradores

Paulo Medina
[email protected]

Trabalhadores e moradores da região dos jardins Flórida e Nossa Senhora de Fátima, em Nova Odessa, apontam um problema que gera insegurança: o crescimento descontrolado do mato ao longo da travessia que conecta esses bairros tem sido motivo de inquietação da população.
“Na passarela ali, tanto de um lado como do outro está com mato alto, até na passarela está enchendo, tampando tudo de mato, a visão ali é meio dificultosa. É por questão de segurança, se for analisar está feio. Tem que ser cortado o mato ali, faz tempo que não corta mais o mato ali, o pessoal reclama com a gente que não tem visão, alguém pode se esconder ali, pode acontecer alguma coisa que ninguém vê, porque não tem visão, o mato tampa tudo”, afirmou Aparecido José Angelo Molina, morador do Jardim Santa Luíza.

mato-alto-toma-conta-de-travessia-entre-bairros-e-gera-inseguranca-a-moradores-jno
A moradora Darlene Aparecida Cirino, da Vila Azenha, reclama da escuridão no local e do risco de assalto. “A gente passa por ali, tem muito mato, é escuro, eu tenho minha prima também que mora por ali também, dá até medo de passar por ali e de ser assaltada. Conheço gente que já foi roubada ali. E eu vou naquele postinho do Santa Luíza, passo por ali, não dá pra passar, a gente fica com medo. Eu queria que alguém tomasse uma providência sobre isso”, cobra Darlene.
A situação atual na travessia entre o Jardim Flórida e Nossa Senhora de Fátima apresenta um risco a populares que transitam diariamente pelo local na ida e volta do trabalho e em deslocamentos para a região central da cidade. O mato alto que se acumula ao longo do caminho tornou-se um obstáculo tanto visual quanto prático para os moradores locais.
“É assustador caminhar por aqui à noite”, dizem moradores. “O mato alto cria um ambiente propício para a ação de criminosos, e nós nos sentimos vulneráveis, especialmente quando precisamos atravessar essa área durante a noite”, completam.
Além da insegurança, os moradores também apontam para os problemas ambientais e de saúde pública que o mato alto pode causar. O acúmulo de lixo e detritos pode atrair pragas e criadouros do mosquito da dengue, além de representar um risco de incêndio durante os meses mais secos do ano.
Os moradores estão clamando por ações por parte da Prefeitura e solicitam a limpeza e manutenção regular da área.
A Prefeitura de Nova Odessa informou que o local está na programação das equipes para receber serviços de zeladoria nos próximos dias. “O cronograma é constante e abrange toda a cidade, várias vezes ao ano”, alega.