in

Fórum e Prefeitura de Nova Odessa marcam aniversário de sete anos do Projeto AFIN com palestra para educadores

inauguracao-do-centro-de-referencia-da-mulher-contraria-lei-por-falta-de-avcb-jno

Da Redação
[email protected]

O Projeto AFIN (Afeto na Infância – Você Afinado Com Seu Filho), idealizado pela juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Nova Odessa, completa 7 anos de atividades em abril. Para marcar a data, Fórum, Prefeitura e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promovem no próximo dia 1º/04, uma segunda-feira, a partir das 18h, uma palestra para profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e autoridades.
A palestra “A Importância do Afeto e dos Vínculos na Formação da Personalidade e na Aprendizagem” será ministrada pelo pediatra José Martins Filho. O encontro acontece no Espaço Melhor Idade, junto à sede do Fundo Social de Solidariedade do Município, na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro.
José Martins Filho é tido como uma das maiores autoridades no assunto do país. Professor titular emérito de Pediatria da Unicamp, autor de 11 livros sobre aleitamento materno e relações familiares, proprietário do canal “Família, Amor e Cuidado”, no YouTube, membro da Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) e presidente da ABP (Academia Brasileira de Pediatria).
“Será uma grande e valiosa palestra, que terá condições de sensibilizar os profissionais da Educação ainda mais para este tema, que são os cuidados na Primeira Infância. Sempre trabalhamos em parceria e espero que mais essa parceria seja agradável para todos”, comentou Juliana Costa de Souza, do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Nova Odessa e coordenadora do Projeto AFIN.
Desde o início, o Projeto AFIN conta com apoio institucional dos Poderes Executivo e Legislativo do Município e promove o desenvolvimento infantil através de ações que estimulem a prática de habilidades parentais saudáveis na Primeira Infância.
O Projeto AFIN e a doutora Michelli receberam em setembro de 2022 a menção honrosa no eixo temático de “Medidas Protetivas”, categoria “Juiz”, no 2º Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O trabalho já gerou outras iniciativas de políticas públicas voltadas para as crianças de Nova Odessa, sendo a mais importante delas a própria Lei Municipal nº 3.476, de 1º de dezembro de 2021, proposta e sancionada pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e que instituiu a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância de Nova Odessa.
A sanção da Lei Municipal foi considerada um momento histórico. Proposta pelo prefeito a partir da parceria com o Judiciário, ela foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e define princípios, diretrizes e competências em ações voltadas ao atendimento dos direitos da criança na Primeira Infância no município.
A nova lei norteou a elaboração de todo o Plano Municipal da Primeira Infância, buscando formas de garantir o desenvolvimento integral da criança de Nova Odessa com ações a serem adotadas de forma integrada pelos diversos setores que envolvem o atendimento de crianças de zero a seis anos, principalmente (mas não apenas) dos órgãos do Poder Público.
Em março de 2022, a Política Municipal e o Plano Municipal da Primeira Infância de Nova Odessa foram destaques do 8º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado em Brasília e promovido pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância do Congresso Nacional (formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal) e pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
Mais informações em www.projetoafin.org, https://www.instagram.com/projeto_afin/ e em https://www.facebook.com/afetonainfancia/. O canal do Projeto AFIN no Youtube é o https://www.youtube.com/channel/UCYnnZiihZqAz0jJid4Z2r1w.