in

Gravidez, momento especial na vida da mulher

É possível manter quase todos os rituais de beleza mesmo durante a gestação

Um momento bem especial na vida da mulher é a gravidez. É fase de alegria e também de expectativas que podem gerar ansiedade; momento de mudanças físicas e psicológicas. A ebulição de hormônios, normais nessa fase, pode contribuir para mudanças na pele, nos cabelos, unhas, postura e, até mesmo, na fisiologia vascular. Por isso os cuidados com o corpo e com a saúde devem ser redobrados.

Em condições de gravidez normal, mas sempre contando com o aconselhamento do obstetra, procedimentos como acupuntura, drenagem linfática, massagens e tratamentos faciais podem ser feitos e contribuem muito para o bem-estar da gestante.

O aumento de peso causa desconforto e conforme a barriga cresce, aumenta a curvatura da coluna e daí a reeducação postural e fisioterapia auxiliam no alívio de dores e outros desconfortos.

A acupuntura não só ajuda no alívio de vômitos enjoos, como atenua a ansiedade e isso vai refletir no aspecto da pele, principalmente do rosto.

É normal durante a gravidez aumentar a oleosidade da pele e daí surgem acne, e também aparecem manchas. A limpeza de pele pode ser feita, desde que não se use ácidos ou emolientes. Já o peeling não pode porque utiliza substâncias químicas. No entanto, existe um procedimento chamado peeling de cristal que “lixa” a pele suavemente e sem produtos químicos.

Os cosméticos podem ajudar também na prevenção do aparecimento de estrias, pois auxiliam na redução ao dano do colágeno e promovem a hidratação da pele.

Outra preocupação é quanto ao cuidado no uso de cosméticos pelas gestantes, pois as substâncias presentes em algumas fórmulas podem ser absorvidas pelo corpo e cair na corrente sanguínea. Os riscos dos cosméticos para gestantes é baixo, desde que sejam seguidas as recomendações do rótulo, que comunica qualquer restrição à gestação e a forma correta de uso. Assim não haverá risco para a segurança da mãe ou do feto.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

No entanto, atenção extra deve ser dada aos chamados “produtos de uso profissional”, como tinturas e alisantes; eles são contraindicados, por não haver estudos científicos que comprovem sua segurança em gestantes. Produtos para tratamento de celulite, acne, manchas, também não são recomendados nesse período. Lembrando mais uma vez que vale sempre tirar as dúvidas com o obstetra.

Queridinha de todas as mulheres, a drenagem linfática é recomendada para as gestantes, já que é uma massagem suave e lenta, ajuda a reduzir a retenção de líquidos e, consequentemente, os inchaços. As massagens geralmente produzem relaxamento corporal e assim alivia a tensão e ansiedade. Bem-estar é sinônimo de beleza e pele radiante.

Gente! Não podemos esquecer do protetor solar. As manchas da gravidez são agravadas pelos efeitos nocivos do sol, se a pele não for corretamente protegida.

O aumento de peso preocupa as gestantes também quanto à estética. Fatores genéticos podem influenciar nisso, mas o cuidado com a alimentação é fundamental, priorizando o consumo de frutas, verduras, grãos integrais e castanhas. É fato que a fome aumenta, mas o grande segredo é fugir dos alimentos industrializados, frituras, doces, massas e refrigerantes.

Acompanhamento médico é essencial porque através de exames específicos pode-se suprir qualquer carência de nutrientes e garantir uma gestação saudável, sob o ponto de vista da estética também.