in

Saúde amplia agendamento para as crianças de 5 anos sem comorbidades

Apenas as crianças imunossuprimidas, bem como aquelas de 5 anos, são imunizadas exclusivamente com a vacina pediátrica da Pfizer; as demais podem receber vacinas das duas fabricantes

saude-amplia-agendamento-para-as-criancas-de-5-anos-sem-comorbidades-jno

Com a destinação de mais doses das vacinas contra a Covid-19 voltadas a este público, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa ampliou nesta segunda-feira o agendamento para vacinação também para as crianças de 5 anos sem comorbidades. Assim, a cidade já agenda a imunização de todas as crianças com idades entre 5 e 11 anos, com ou sem comorbidades.

A vacinação prossegue diariamente nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, sempre mediante cadastramento no site http://vacina.novaodessa.sp.gov.br/ e agendamento prévio informado pela equipe da Unidade de referência da criança. O CPF da criança é documento essencial para o atendimento.

Nos primeiros dias, só havia doses do imunizante pediátrico da Pfizer disponíveis para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. Ainda na semana passada, chegaram as primeiras doses da CovonaVac do Instituto Butantan, autorizada para as crianças com idades de 6 a 11 anos em geral. Agora, já há doses da Pfizer para crianças de 5 anos sem comorbidades – o único grupo que havia ficado de fora na primeira semana.

Apenas as crianças imunossuprimidas, bem como aquelas de 5 anos, são imunizadas exclusivamente com a vacina pediátrica da Pfizer. As demais podem receber vacinas das duas fabricantes. É necessário formar grupos de 10 crianças através da convocação telefônica, para não haver desperdício de doses. Por isso, Nova Odessa não adota “xepa”.

“Felizmente, com a autorização para usar a CoronaVac nas crianças (de 6 a 11 anos), passamos a atender todas as crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades – mas sempre através de agendamento feito via cadastro no site da Prefeitura. Os responsáveis precisam cadastrar as crianças para que as equipes possam ligar e agendar o dia e a hora para a vacina”, explicou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.

Ela reforçou ainda o apelo para que os pais das crianças com comorbidades agendadas não faltem à respectiva UBS na data e horários informados por telefone pela equipe, para evitar desperdício das doses pediátricas. O mesmo pedido vale para todas as famílias que cadastraram seus filhos e estão recebendo a “convocação” das UBSs. O horário de vacinação das crianças continua sendo somente à tarde, das 13h às 15h30.

No caso das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, na data e horários informados via telefone, os responsáveis também devem levar à Unidade mais próxima de sua residência a receita dos medicamentos ou a carta médica que comprovem a condição da criança.

 

Estado já vacinou aplicou mais de 308 mil doses

O Estado de São Paulo vacinou 308,3 mil crianças contra a Covid-19, entre 5 e 11 anos, até as 15h30 desta segunda-feira (24). O número corresponde a 7,69% da população desta faixa etária, que recebeu a primeira dose do imunizante. As informações estão disponíveis no vacinômetro infantil, lançado pelo Governo de São Paulo nesta segunda, e podem ser conferidos no site Vacina Já, por meio do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/, e no portal do Governo de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br).

A vacinação irá acelerar nos próximos dias e a meta é que os municípios vacinem em três semanas todas as 4,3 milhões de crianças dessa faixa etária do estado com a dose inicial. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de 250 mil crianças por dia, além dos jovens e adultos que já vêm sendo imunizados nos 645 municípios contra a Covid-19.

O calendário de vacinação do Governo de São Paulo prevê a vacinação de crianças com idade entre 9 a 11 anos de 20 a 30 de janeiro. Entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro, a campanha vai priorizar aquelas de 5 a 8 anos.

Além disso, até o dia 10 de fevereiro, 850 mil crianças com comorbidades e deficiências, além de indígenas e quilombolas de 5 a 11 anos podem tomar a primeira dose. As crianças de 5 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais poderão ser protegidas pela Coronavac.

O cronograma completo da vacinação infantil está disponível no site www.vacinaja.sp.gov.br. A página também oferece serviço de pré-cadastro para que pais e responsáveis agilizem o atendimento das crianças em todo o estado.

São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a vacinação infantil contra o coronavírus, no último dia 14, horas após receber doses pediátricas do imunizante da Pfizer por meio do Ministério da Saúde.